Geral

Multas por uso de celular ao volante aumentam 30,6% em Fernandópolis



Multas por uso de celular ao volante aumentam 30,6% em Fernandópolis

Em 2019 foram autuados 1.337 motoristas em Fernandópolis manuseando celular enquanto dirigiam. Esse número representa um aumento de 30,6% na comparação com o ano anterior e se mantém na liderança entre as infrações mais cometidas no transito fernandopolense. A média é de 111 multas lavradas por mês na cidade. 
O relatório divulgado pela Semutran - Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Posturas Urbanas – mostra ainda que esse total de motoristas flagrados dirigindo com celular representa 37,7% do total de multas aplicadas durante o ano. 
Esse total de multas aplicadas numa frota de mais de 60 mil veículos em Fernandópolis representa apenas a ponta do iceberg. Segundo o analista de trânsito Cesar Urnhani, em entrevista ao Diário da Região, quando um motorista leva uma multa isso representa apenas 1% das vezes que ele comete a infração. 
De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.
A multa para quem for flagrado dirigindo e utilizando o celular é salgada: R$ 293,47 e sete pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, infração gravíssima. Pode-se dizer que esse abuso vai custar para os 1.337 motoristas a bagatela de R$ 392, 3 mil, dinheiro que vai para os cofres públicos da prefeitura.
Esse número não incorpora outro tipo de infração similar: o de dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos, conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular. Foi a segunda infração mais cometida com 774 multas.
O relatório da Semutran aponta uma curiosidade. Enquanto houve registro de 30,6% nas infrações por uso de celular ao volante, as outras infrações registraram queda. No geral, foram 3.547 multas no trânsito de Fernandópolis, contra 3.700 em 2018, redução de 4,16%. É bom lembrar que em 2019, o sistema de estacionamento rotativo no centro voltou a operar, mas isso não representou aumento de multas por estacionamento sem utilização do cartão. 
Na lista das 10 infrações mais cometidas em Fernandópolis (veja quadro), além da infração do uso do celular ao volante ou fone de ouvido, aparecem também executar operação de retorno em local proibido (+21,3%) e avançar sinal vermelho ou parada obrigatória (+14,2%). As demais registraram queda com destaque para a infração estacionar no passeio, faixa de pedestre ou ciclovia (-77,6%) e estacionar local/horário de estacionamento regulamentado (-64,3%). 

Image alt

As multas aplicadas no âmbito municipal são relativa ao comportamento no trânsito, como estacionamento irregular, uso de celular, falta de cinto de segurança, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outros. O Detran também aplica multas por infrações relativas a licenciamento anual do veículo e Carteira Nacional de Habilitação, condições do veículo, embriaguez ao volante, entre outras.