Economia

Municípios recebem parcela adicional de FPM para aliviar contas



Municípios recebem parcela adicional de FPM para aliviar contas

Prefeitos respiram aliviados. Cai na conta das prefeituras nesta quinta-feira, 9, o repasse adicional de 1% do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. A informação é da CNM - Confederação Nacional – que aponta que Fernandópolis deve receber o montante de R$ 1,8 milhão.  É uma receita extra que ajuda prefeituras a bancar o 13º salário de servidores.

O adicional de 1% do FPM de dezembro repartirá entre os municípios o montante de R$ 5,7 bilhões. Com arrecadação anual maior do que a prevista neste ano, o repasse está acima do esperado inicialmente. O montante é 31,4% maior em comparação com o mesmo repasse de 2020, ano em que houve queda em relação ao ano de 2019.
“Como sempre orientamos, o gestor deve ter cautela no uso dos recursos do FPM. Há crescimentos atípicos e o aumento crescente de despesas dos Municípios com serviços para a população e com o pagamento de servidores”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Além disso, ele lembra que a mobilização permanente do movimento municipalista é que possibilita melhores condições financeiras para fazer frente às inúmeras e também crescentes responsabilidades atribuídas às gestões locais. “É assim que conquistamos cada um dos adicionais do FPM, pois, além do repasse de dezembro, temos o de julho e o de setembro, conquistado apenas agora, após anos de luta.”
Já nesta sexta-feira, 10, os municípios recebem o primeiro decêndio do FPM relativo a dezembro. Na comparação com o mesmo repasse de 2020, este decêndio terá crescimento de 12,05%, considerando o efeito da inflação no período.