Inaugurada em junho, a represa “Beira Rio” se tornou opção de lazer de muitas famílias e esportistas de Fernandópolis. O local virou ponto para piqueniques, caminhada e pesca esportiva.
Em nota, a Prefeitura informou que, para manter a conservação do espaço, além da rotina de manutenção, as equipes das Secretarias de Obras e do Meio Ambiente, realizou uma limpeza geral com capinagem, podas, limpeza das águas da represa e recolhimento de galhos.
A represa Beira Rio, antes assoreada e recentemente restaurada, se tornou um dos principais locais de visitação turística e de lazer para a população de Fernandópolis. Para a revitalização ambiental da represa e entorno, foram investidos mais de R$ 4 milhões em obras.
“A revitalização da represa foi uma grande conquista para Fernandópolis. É muito gratificante ver a população frequentando o local e mantê-lo limpo e organizado é nossa prioridade”, comentou o prefeito André Pessuto que acompanhou de perto a manutenção.
Em outra frente, a Prefeitura de Fernandópolis concluiu recentemente licitação para contratação de serviços de escavadeiras anfíbia e de lança longa com operador para remoção de banco de areia e prevenção de novos assoreamentos na represa.
O investimento é de R$ 3,9 milhões pelos próximos dois anos e o serviço será solicitado sempre que necessário pela Secretaria do Meio Ambiente. Trata-se de ação preventiva, diz esclarecimento da Secretaria do Meio Ambiente no processo de licitação, enfatizando que o trabalho deve ser mantido até que o reflorestamento no local seja concluído e seja capaz de amortecer as cheias e evitar o assoreamento, assegurando assim a preservação da represa Beira Rio.
A maior preocupação é com a caixa de contenção construída para reter sedimentos e evitar o reassoreamento da represa. Essa caixa, dia a nota técnica, precisa ser constantemente limpa durante o período chuvoso, pois se ela for preenchida por sedimentos, reduz a capacidade de amortecimento de cheias e poderá se romper, resultando de destruição de parte da infraestrutura, reassoreamento da represa e prejuízos socioeconômicos e ambientais. A empresa Wash Air Engenharia Ltda. Foi homologada como vencedora do processo de licitação para fornecimento das máquinas.