Geral

Na “Semana do Doador de Sangue”, Hemocentro destaca a importância dos doadores



Na “Semana do Doador de Sangue”, Hemocentro destaca a importância dos doadores

Em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira, 20, a médica hematologista Drª Brígida do Amaral Botelho Prudêncio falou sobre a realização da Semana do Doador de Sangue 2020 que ocorre a partir desta segunda-feira, 23, e irá até o próximo sábado, 28 de novembro.

Para participar como doador, basta ir ao Hemocentro de Fernandópolis, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa. Para ser um doador, o candidato deve atender às seguintes condições básicas:

- Ter entre 16 e 69 anos de idade;

- Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca;

- Homens com peso igual ou maior que 50kg.

- Mulheres com peso igual ou maior que 51kg.

- Obedecer intervalo entre as doações sendo de 90 dias para mulheres ou 03 doações por ano e, de 60 dias ou 4 doações por ano;

Os candidatos com idade de 16 e 17 anos que querem fazer uma doação, precisam da presença do responsável legal para cada doação.

A Drª Brígida tem alertado a população de toda a região sobre a necessidade da doação de sangue e destaca os estoques cada vez mais baixos em decorrência da falta de doadores. Para ela, mesmo em período de pandemia, não há risco que comprometa a saúde dos doadores e dos colaboradores do Hemocentro.

A Semana do Doador de Sangue 2020 tem recebido o apoio integral do Projeto Seja um Herói que tem buscado junto com o Hemocentro, incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

O Hemocentro está aberto na segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 7h, na quarta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 7h30 ao 12h, sendo mantido o uso obrigatório de máscara e de todos os demais protocolos de segurança.