Esporte

“Não” de Vilar pode levar Fefecê a fechar as portas



“Não” de Vilar pode levar Fefecê a fechar as portas
O presidente de Fernandópolis Futebol Clube, Jesus Moreti, declarou esta semana que o clube poderá jogar hoje em Assis a última partida de sua história.

Moreti afirmou que não tem mais de onde tirar recursos para pagar as despesas com o elenco. Ele tem arcado pessoalmente com as contas do Fefecê. “Só tenho ajuda de alguns torcedores que doam carne, ovos, verduras. Mas são pessoas pobres, como eu, que dispõem de poucos recursos”, diz.

Na verdade, Moreti só tomou a decisão de disputar o campeonato da 2ª Divisão em 2008 porque, assegura, teve a promessa do presidente da FEF, Luiz Vilar de Siqueira, de que neste ano a instituição patrocinaria o clube.

“Em 2007, conversei com o Santa Rosa e o Luiz Vilar. Ambos disseram que patrocinariam o clube neste campeonato. O Santa Rosa morreu, e agora a FEF tornou público que não vai patrocinar o Fernandópolis”, lamenta-se.

Esta semana, o departamento de marketing da Fundação Educacional divulgou que esse patrocínio está fora de cogitações.

O Fefecê tem hoje cerca de 25 jogadores, cujos salários variam de R$ 500 a 800 mensais. O técnico é Roberto Assis, ex-jogador.


MULTA
O presidente explicou que, se não tivesse recebido a garantia do apoio, teria pedido licença à Federação Paulista de Futebol para não participar do campeonato de 2008. “A FPF facilita a situação para quem pede a licença com antecipação. Porém, se o clube abandonar o campeonato ao meio, as sanções são muito graves: multa pesada e suspensão de dois a cinco anos”, afirmou.

Moreti garantiu que não adianta usar do expediente de fechar um time e formar outro, com novo nome e novo CNPJ. “A inscrição de novo clube na FPF custa R$ 200 mil. Fazem isso para coibir o uso desse estratagema”, apontou o presidente.

Em recente entrevista ao repórter Ivan Gomes, da Rádio Difusora, Jesus Moreti disse que está cansado da falta de colaboração. “Não temos patrocinador, não há empresários que dêem contribuições, a Justiça do Trabalho penhorou nossas arrecadações. Não há saída”, lastimou.

Fundado em 15 de novembro de 1961, com o nome inicial de Associação Bancária de Esportes (ABE), o Fernandópolis teve em sua história grandes times, como o esquadrão de 1965, onde despontavam Teia e Canhoto. Em 1979, foi campeão da 2ª Divisão, com um elenco que contava com Tato, Carlos Silva, Noronha e Ari, entre outros. Em 1994, novo título, sob o comando técnico de Viriato Mendes e com Antonio Ribeiro Pereira na presidência. Nessa ocasião, o diretor de futebol era o próprio Jesus Moreti.