Quem faz o percurso Fernandópolis a Rio Preto já deve ter notado o equipamento instalado na chegada ao entroncamento com a Rodovia Washington Luiz, em Mirassol. O medidor de velocidade, logo foi relacionado com radar para aplicação de multas.
O trecho tem velocidade definida em placa para 40 km por hora, devido a curva acentuada no local, que já foi responsável por muitos tombamentos. Desde quarta-feira, 11, o equipamento começou a operar e, segundo a concessionária Econoroeste, não se trata de radar para gerar multas em que transita acima da velocidade.
Em nota, a empresa esclareceu que se trata de medidor de velocidade educativo e itinerante, que integra um conjunto de ações preventivas voltadas à redução de riscos viários em áreas estratégicas, especialmente em trechos com obras ou condições de tráfego sensíveis.
“O medidor foi posicionado nesse ponto específico devido à proximidade com o acesso à rodovia Washington Luís (SP-310), conhecido por ser uma área suscetível a tombamentos de veículos comerciais. A concessionária está realizando obras de pavimentação e sinalização na região, reforçando a necessidade de conscientização sobre o limite de velocidade”, explica o comunicado.
Além de não realizar autuações, o dispositivo, segundo informa a concessionária, também não armazena dados dos veículos. "Seu objetivo é alertar os motoristas para reduzir a velocidade e, assim, promover um trânsito mais seguro, especialmente em locais de maior risco". Tá explicado. (Com informações do Diário da Região).