Saúde

“Não temos testes positivos, mas sabemos que o vírus está na cidade”, diz Gaggini



“Não temos testes positivos, mas sabemos que o vírus está na cidade”, diz Gaggini

O médico infectologista e coordenador do Plano de Contingência ao Covid-19 em Fernandópolis, Marcio Gaggini, disse que, apesar de ainda não ter as confirmações por exames diante do atraso na disponibilização dos resultados, o coronavírus já está em circulação na cidade. A afirmação foi feita durante uma transmissão ao vivo para o anúncio de um novo decreto que determinou o fechamento do comércio fernandopolense nesta segunda-feira, 23.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Fernandópolis contabiliza 14 casos suspeitos da doença. Destes, segundo Gaggini, dois estão internados na Santa Casa e os demais em isolamento domiciliar.

“Temos situações de pessoas que tiveram contato com casos positivos e já estão desenvolvendo síndrome gripal. Então, com certeza, o vírus está em Fernandópolis. Ninguém aqui está pensando que não teremos casos de coronavírus. Nós vamos ter, isso é uma realidade, o que queremos é que não tenhamos muitos casos de forma repentina e que não tenhamos condição de tratar esses pacientes de forma adequada. Eu, como médico, não quero chegar a situação da Itália de escolher quem vou colocar no ventilador mecânico e quem vou deixar morrer. Quero que todos vivam. E se não tomarmos essas atitudes, chegará um momento que teremos que fazer essa escolha”, disse o médico.  

Os pacientes de Fernandópolis, de acordo com o profissional, estão nas seguintes faixas etárias: dois entre 20 e 29 anos; seis de 30 a 39 anos; dois de 50 a 59 anos; um de 60 a 69 e três a cima de 80 anos, que são os que mais preocupam.