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Natura lança Tabela Ambiental e anuncia meta de tornar-se carbono neutro



Natura lança Tabela Ambiental e anuncia meta de tornar-se carbono neutro
A Natura acaba de avançar em seu objetivo de estabelecer relações cada vez mais transparentes com seus diversos públicos. Inspirada na tabela nutricional das embalagens de alimentos, a empresa lança a Tabela Ambiental, que oferece informações que vão desde a escolha e obtenção da matéria-prima até a origem e o descarte da embalagem no meio ambiente.
A Tabela Ambiental apresenta dados técnicos sobre formulações e embalagens de produtos, como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e o percentual de ingredientes vegetais naturais na fórmula, se as matérias-primas utilizadas possuem certificação de origem, se a embalagem pode ser reciclada, percentual de material reciclável e número recomendado de refilagens. Os indicadores refletem a preocupação da empresa em fazer uso mais consciente dos recursos naturais e é um dos passos rumo a meta de tornar-se carbono neutro até 2008.
“Quanto mais informações colocamos à disposição do consumidor, maiores são as chances de permitir que ele faça uma boa avaliação dos impactos que suas compras causam ao meio ambiente, à sociedade, a si mesmo. A Tabela vai permitir ainda que nosso consumidor acompanhe a evolução das nossas ações no desenvolvimento de produtos e seu impacto ambiental”, afirma Eduardo Luppi, vice-presidente de Inovação. A Tabela está estampada nas embalagens da Natura e disponível no site da empresa (www.natura.net/informacoesambientais).
A Natura é a primeira empresa de cosméticos em todo o mundo a divulgar ao consumidor o tipo de informação que vai constar na Tabela Ambiental. Essa declaração detalhada da composição do produto e de sua embalagem é inédita, já que não existe nenhuma legislação que determine que a empresa divulgue esse tipo de informação.


COMO FUNCIONA A TABELA
A empresa mapeou sua emissão de carbono e concluiu que seus produtos são responsáveis por cerca de 80% do total das emissões. “Acreditamos que reduzir estas emissões traz mais benefícios que compensá-las. Por isso, adotamos a Tabela como um meio eficiente para a divulgação de critérios que têm impacto efetivo na redução das nossas emissões de carbono”, afirma Luppi.
A intenção da empresa é que a tabela evolua e inclua, no futuro, o índice de emissão de carbono de cada produto. “Assim, o consumidor poderá comparar o ‘custo carbono’ dos produtos da mesma forma que faz com preços e calorias, por exemplo”, diz Luppi.
A Natura escolheu indicadores desafiadores que considera os mais adequados para medir a redução da emissão de carbono, e agora passa a calcular nas fórmulas de seus produtos o percentual de cada um deles: origem vegetal renovável, vegetal natural, com certificação de origem, material reciclado, material reciclável e número recomendado de refilagens.

Vegetal natural – informa o percentual de ingredientes vegetais que foram usados no produto sem qualquer processamento químico e podem ser encontrados da mesma forma na natureza.

Origem vegetal renovável - corresponde à parte da formulação que se originou de fonte vegetal. O termo “renovável”, embora possa parecer redundante, reforça a idéia de que as substâncias usadas na composição nunca se esgotarão.

Com certificação de origem – indica a parte da formulação cuja procedência pôde ser comprovada por um instituto independente. Isso significa que a entidade certificadora verificou o atendimento dos critérios que regem os modelos de certificação utilizados pela Natura (orgânica, florestal ou agricultura sustentável), que por sua vez incluem princípios sócio-ambientais. Os critérios para a certificação das áreas fornecedoras têm como premissas a prática de ações que contribuem para a sustentabilidade do processo produtivo, reconhecendo a importância da conservação ambiental e valorizando a relação do homem com a terra.

O atestado emitido por tais certificadoras prevê inspeções nas áreas de produção para acompanhamento do processo produtivo, seja por meio de extrativismo ou do cultivo das plantas, visando dar maior credibilidade e certeza do atendimento dos critérios estabelecidos.

Material reciclado – informa o percentual de materiais reaproveitados que foram usados na confecção da embalagem.

Material reciclável - quantifica quanto da embalagem pode ser reaproveitada. Nem todos os materiais podem ser considerados recicláveis porque, em algumas peças, existe uma mistura de materiais ou acoplamento de peças que inviabiliza o processo de reciclagem após o consumo.

Número recomendado de refilagens – é o total de vezes que a embalagem original pode ser reutilizada sem prejudicar sua aparência ou sua funcionalidade, e também sem alterar o produto. A reutilização, no entanto, pode ser maior, dependendo das condições de armazenamento e uso.


EVOLUÇÃO

A Natura acredita que uma empresa deve atuar, sobretudo, como agente de transformação social, contribuindo para a criação de cultura e consciência e promovendo temas importantes como a inclusão social, a preservação do meio ambiente e o consumo consciente. “ Levamos muito a sério esse papel e procuramos incorporar essa crença em nosso modelo de gestão, serviços e produtos”, reforça Luppi.
A primeira decisão da empresa nesse sentido foi o desenvolvimento de itens com refil, ainda em 1983. Atualmente, 19,8% de todos os produtos comercializados pelas consultoras são refis, que consomem em média 50 % menos recursos naturais que as embalagens regulares.
Em 2000, a linha Natura Ekos iniciou um novo ciclo na história da companhia e mostrou que é possível buscar inovação a partir da própria biodiversidade brasileira, com produtos formulados à base de ativos obtidos de forma sustentável, que promovam o desenvolvimento social e econômico de comunidades produtoras de matérias-primas.
Neste mês de março, o compromisso com o desenvolvimento sustentável ganha reforço. Depois da primeira ação de vegetalização, em 2003, que foi a substituição da massa de origem animal pela vegetal em todos os sabonetes, e em 2004, com o lançamento do óleo de Banho Puro Vegetal de Castanha do Brasil, da linha Natura Ekos, a Natura substitui o óleo mineral, resultado da purificação do petróleo, por matéria-prima renovável (oleína de palma) em todos os óleos corporais de Natura Ekos.
Além disso, é a primeira empresa brasileira de cosméticos a utilizar PET reciclado em embalagens. A adoção ocorre primeiro na linha Ekos, que trará 30% de PET reciclado nas embalagens dos óleos corporais da marca. A decisão reduz a produção de PET virgem, um derivado do petróleo, e diminui a geração de lixo.


SOBRE A NATURA

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 561 mil consultoras no Brasil. Nas operações internacionais, a receita bruta aumentou 44,3% e o número de consultoras ultrapassou 56 mil. A empresa opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela e França, onde mantém ainda sua única loja mundial e um centro satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor.