Saúde

No inverno aumentam os riscos de ter um infarto



No inverno aumentam os riscos de ter um infarto

A queda nas temperaturas durante o período do inverno exige uma série de cuidados com a saúde, entre elas, com o coração. Segundo dados do Instituto Nacional de Cardiologia, o número de infartos nesta época do ano pode aumentar em até 30%. O médico cardiologista Luiz Flávio Franqueiro explica que um dos motivos é que no inverno, como o organismo não pode perder calor, os vasos sanguíneos são contraídos e, assim, sobrecarrega o sistema cardiovascular.
Outra causa também relacionada a estação mais fria do ano é o aumento das infecções respiratórias. “Nesses casos elas levariam a um estado inflamatório e provocaria uma desestabilização das placas de aterosclerose, que levaria ao infarto”, explica o cardiologista.
O médico alerta que as pessoas que já possuem fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, tabagismo e insuficiência renal, devem ficar mais alerta, principalmente nesse período do ano.
De acordo com o especialista outro fator que contribui com esse aumento é o fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa, comer e fumar mais e fazer menos atividade física. “Os bons hábitos salutares são essenciais para manutenção da saúde do coração e, principalmente para evitar o infarto”.
Além de manter os bons hábitos é necessário manter o acompanhamento médico de forma periódica e controlar os fatores de risco para evitar complicações futuras.