Saúde

Nova morte por febre amarela é confirmada em Goiás



Nova morte por febre amarela é confirmada em Goiás
Foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás a causa da morte de um homem de 24 anos: febre amarela. O rapaz morreu no último dia 2, mas o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) divulgou o resultado do exame sorológico somente na última segunda-feira, 14.

Segundo o órgão, a vítima da doença era natural de Goianésia (GO) e foi internado em Goiânia no dia 28 de dezembro do ano passado. O nome do rapaz, que ficou em um hospital particular, não foi informado a pedido da família.

Os resultados dos exames de sorologia do espanhol Salvador Perez, 41, que morreu neste sábado (12), e de Maria Geraldina Siqueira da Silva, de Mogi das Cruzes (SP), que morreu na última quarta-feira (9) serão divulgados nesta terça-feira (15).
Estão sob investigação em Goiás nove casos suspeitos de febre amarela. Os exames também são realizados pelo Lacen.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o anúncio da Secretaria de Saúde de Goiás. Até domingo (13), o governo federal considerava dois casos confirmados de febre amarela dos 24 casos notificados como suspeitas. Outros cinco foram descartados.


Turistas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) avaliou nesta segunda-feira os casos suspeitos de febre amarela no Brasil como "evento de saúde pública de importância internacional". A classificação, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode mudar as exigências para turistas e viajantes brasileiros que vão para o exterior.

Atualmente, segundo a OMS, 85 países e territórios exigem que turistas que vêm de países com risco de contaminação, como o Brasil, estejam vacinados. Com essa classificação, os países podem mudar suas exigências a turistas brasileiros rapidamente.

Como a lista da OMS depende de aviso oficial dos países, a recomendação da OMS é a de que os turistas que vão fazer qualquer viagem internacional tomem a vacina até dez dias antes do embarque, que é o tempo necessário para que a imunização surta efeito.