Educação

Nove estudantes da região de Fernandópolis viajarão para o Reino Unido em intercâmbio internacional



Nove estudantes da região de Fernandópolis  viajarão para o Reino Unido em intercâmbio internacional

Os primeiros 500 estudantes selecionados para o programa “Prontos pro Mundo” do governo do Estado de São Paulo embarcarão nos próximos meses para o primeiro intercâmbio internacional para países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e no Reino Unido para vivenciar experiência com a língua inglesa.

Nove estudantes da região de Fernandópolis, área da Diretoria Regional de Ensino, estão selecionados e viajam para o Reino Unido para intercâmbio internacional de três meses.  Os primeiros estudantes embarcam para o Reino Unido nesta quinta-feira, 9. Outros 500 estudantes embarcarão no segundo semestre.

O Programa Prontos pro Mundo, primeiro intercâmbio internacional para alunos do Ensino Médio da rede pública paulista foi lançado no ano passado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O "Prontos pro Mundo" seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado.

O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.

Na área da Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis foram classificados estudantes das cidades de Fernandópolis, Macedônia, Mira Estrela, Pedranópolis, Indiaporã, Ouroeste, Magda, Populina e Meridiano (veja quadro  abaixo). Durante três meses fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) no Reino Unido e ficarão hospedados em casas de família.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.