Geral

Novo calendário para a realização da prova de vida dos segurados do INSS



Novo calendário para a realização da prova de vida dos segurados do INSS

O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social – divulgou o novo calendário para os segurados fazerem a prova de vida e não terem os benefícios suspensos. O calendário novo inclui os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem que fazer a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022.

O procedimento voltou a ser obrigatório a partir de 1º de junho para aposentados e pensionistas. De acordo com o calendário, os segurados que não fizeram a prova de vida até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para fazer a comprovação de que estão vivos para continuar recebendo os benefícios.

Aqueles que já perderam o prazo para a realização da prova de vida e estão com o benefício suspenso devem comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá será feita a comprovação de vida e o pagamento será liberado na mesma hora. É importante procurar o banco o quanto antes, alerta o INSS.

Se o beneficiário tiver cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) poderá realizar a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.

Em último caso, se a pessoa não conseguir realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou através do aplicativo Meu INSS, deverá entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma Agência da Previdência Social.

A prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. Desde março de 2020, a exigência da prova de vida estava suspensa pelo INSS por causa da pandemia.