Geral

Novo laboratório da Santa Casa atenderá Fernandópolis e região



Novo laboratório da Santa Casa atenderá Fernandópolis e região
A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis terá mais uma novidade no atendimento à população este ano: um novo laboratório de análises clínicas. O Laboratório Santa Casa teve uma mudança de direção em dezembro de 2007 e, em aproximadamente quatro meses, também deverá funcionar em prédio novo, que está sendo construído ao lado ao Pronto Socorro da Santa Casa. Por hora, a nova equipe atende os pacientes no espaço onde já funcionava o laboratório do hospital.
No total, serão 320 metros quadrados de área construída e um investimento de R$ 500 mil em infra-estrutura e equipamentos. A Santa Casa é parceira no projeto, com 50% de participação nos custos e nos lucros. A outra metade do empreendimento é comandada por Edson Antônio Peçanha Costa e Patrícia Helena Martins Costa, que são os responsáveis pelo laboratório desde o início de 2008.
O laboratório terá capacidade para realizar 30 mil exames por mês, incluindo atendimento a pacientes do SUS, de todos os convênios e de particulares. O objetivo da nova direção é atender a população de Fernandópolis e toda região.
Edson Costa é biomédico com experiência de dez anos como chefe técnico do Laboratório Central do Hospital de Base de S. J. do Rio Preto. Já Patrícia Costa é farmacêutica bioquímica, também com experiência de dez anos como chefe da Hematologia do HB. Antes de passar à direção do Laboratório Santa Casa, os profissionais eram proprietários do Laboratório Santa Maria.
“O diferencial do Laboratório Santa Casa é o atendimento personalizado e o investimento em equipamentos de última geração”, conta Edson Costa. Com relação ao atendimento, a novidade é que será 24 horas. “Qualquer cliente poderá fazer exames em qualquer hora do dia. Estaremos aqui, com equipe de prontidão para realizar os exames, que terão o mesmo tempo de espera de resultados para qualquer cliente, independente do convênio.” Outra novidade é que o laboratório em breve terá um site, onde o cliente poderá ter acesso online aos resultados dos exames.
Dentre os exames que o laboratório pode realizar estão desde o mais simples hemograma até exames de DNA. O novo prédio do laboratório será totalmente climatizado, com salas individuais de coleta de exames.
Sobre os equipamentos, a preocupação da nova equipe é com a qualidade do serviço. Para tanto, há duas máquinas de cada tipo no laboratório, o que impede que o serviço seja paralisado caso algum equipamento falhe. “Nós adquirimos também um equipamento de bioquímica argentino, totalmente automático, que faz aproximadamente 200 exames por hora, dispensando a necessidade de um operador, com isto diminuindo em muito o erro técnico e aumentando a qualidade do serviço. O Laboratório da Santa Casa é o único que tem esse equipamento na região. É um dos mais avançados que existem hoje, e chegou ao Brasil há apenas três anos”, conta o biomédico.
Com relação à documentação, o laboratório atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária, além de possuir um sistema de controle externo, realizado pela Controllab, empresa carioca ligada à Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Nos dois meses em que o laboratório está em funcionamento sob esta direção, duas avaliações já foram feitas e os resultados foram excelentes.
Atualmente, o Laboratório Santa Casa emprega 20 colaboradores, mas a tendência é que este número aumente depois da instalação no novo prédio e do crescimento da demanda de exames.