Geral

Núcleo de Saúde da Família realiza balanço das ações do primeiro semestre



Núcleo de Saúde da Família realiza balanço das ações do primeiro semestre

O NASF - Núcleo Ampliado de Saúde da Família – de Fernandópolis realizou essa semana um balanço das ações do primeiro semestre de 2021 o que resultou em um elevado número de atendimentos.

Contabilizados até o dia 22 de junho, durante 173 dias foram realizados 275 acionamentos aos profissionais integrantes do NASF Fernandópolis: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeuta Ocupacional.

Todas as Unidades Básicas de Saúde, além de outros órgãos como o Centro de Especialidades Odontológicas, Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, Hospital da Criança e Maternidade HCM Rio Preto, dentre outros, demonstraram credibilidade no trabalho da Gestão em Saúde e Equipe Multiprofissional NASF do município.

Os atendimentos foram realizados em diversos históricos clínicos como: acidente vascular cerebral; puericultura; amputações; síndromes genéticas; risco de desnutrição; pós-alta hospitalar; quedas; cuidados paliativos de câncer; transtornos de desenvolvimento, ocorrências de luto, dentre outras.

O Núcleo atua tanto para proporcionar a atuação integrada e compartilhada junto às equipes de Saúde da Família, quanto para qualificar o atendimento aos usuários. As demais ações promovidas pelo órgão foram diversificadas com as adaptações necessárias em virtude do advento da Pandemia Covid-19. Dentre as ações, destacam-se a elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares – PTS; Visitas Domiciliares; Orientações; Articulações em Rede, Monitoramentos; Projetos em Saúde. Do total de acionamentos, 51% são do sexo masculino.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A rede municipal de Saúde promoveu uma capacitação sobre o “Trabalho Infantil e as Ações Estratégicas de Enfrentamento para sua Erradicação”. A ação, conduzida pela professora Bel Luchesi que é Assistente

Social especialista em políticas públicas e práticas de assistência social, foi direcionada aos médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

A capacitação foi on-line e contribuiu para deixar os profissionais aptos na identificação de qualquer tipo de trabalho infantil existente, suas formas de abordagem e das denúncias.