Geral

Número de óbitos este ano com pandemia é equivalente a 2019



Número de óbitos este ano com pandemia é equivalente a 2019

Desde o final de março, quando iniciou a pandemia do novo coronavírus no Brasil, os termos “mortes” e “óbitos” passaram a fazer parte dos noticiários diários e semanais de todos os veículos de comunicação. Associados aos números da Covid-19, a impressão que dá ao leitor, internauta ou telespectador é de que 2020 será o ano com o maior número de mortes registradas durante o período.

Todavia, as impressões acabam quando são comparados os números de óbitos registrados em 2019 e 2020.

Os dados são do Cartório de Registro Civil de Fernandópolis.

De acordo com o levantamento a pedido de CIDADÃO, o número de óbitos registrados este ano em Fernandópolis, de janeiro a outubro, foi de 570, ou seja, 54 a mais do que o total registrado no mesmo período de 2019 que foi de 516. Essa diferença é exatamente o total de óbitos registrados pela pandemia da Covid-19 em Fernandópolis, que foi de 55 registros. Ou seja, até outubro, excluindo a Covid, a diferença entre um ano e outro é de apenas uma ocorrência.

Conforme pode ser observado no gráfico, o número mensal de óbitos é equivalente entre 2019 e 2020, com pequenas variações entre um ano e outro. O mês fora da curva foi outubro que registrou 97 mortes, ou seja, 90% a mais que o total registrado em outubro de 2019. Também foi 70% maior que o número registrado no mês de setembro.

Outubro foi o mês mais letal da pandemia em Fernandópolis com 17 óbitos e foi o mês que registrou a pior onda de calor dos últimos anos, com as temperaturas atingindo marcas acima de 43 graus.

Em 2019, de janeiro a dezembro, o Cartório de Registro Civil de Fernandópolis registrou 623 mortes, média de 51,9 casos por mês. A média este ano é de 57 mortes/mês, incluindo as por Covid-19.