Saúde

Nutricionista alerta para os cuidados com alimentação e hidratação



Nutricionista alerta para os cuidados com alimentação e hidratação

As últimas semanas não tem sido nada fácil para a população de Fernandópolis e região. Com temperaturas elevadas, umidade do ar baixa e sol escaldante, o metabolismo e a pele sentem os efeitos dessa combinação perigosa. Para resolver a situação, só com o ar-condicionado ligado o dia todo e alimentação adequada para manter a hidratação.  
“Nessas condições, nosso corpo necessita de alimentos mais leves, de fácil digestão e que promovam hidratação. A principal explicação é que o corpo humano tem uma temperatura constante, por volta dos 36º C. Em dias mais quentes é preciso reduzir nossa ingestão calórica porque o corpo gasta menos energia, a circulação do sangue aumenta na região da pele promovendo a troca de calor com o ambiente”, explica a especialista em nutrição esportiva e suplementação, Silmara Saran Ferreira.
Para Silmara, que é mestre em bioengenharia pela UniBrasil, especialista em Nutrição Funcional, fitoterapia e Suplementação e em Nutrição Esportiva e Suplementação, ambas pela Famerp, e docente em cursos de pós-graduação,comenta que quando a pessoa se alimenta, o sangue tende a ir para o aparelho digestivo, onde ele recebe os nutrientes.“Assim, quanto mais alimento ingerido, mais sangue vai para o aparelho digestivo. Como a demanda do corpo pelo sangue fica muito alta, isso pode causar tontura, sono ou cansaço. Esse é mais um motivo para comer menos e mais leve quando faz calor”, diz.
“Devemos evitar o consumo de alimentos quentes nesse período, devido a tendência do corpo em aumentar a transpiração. O suor é o mecanismo do corpo para equilibrar a temperatura interna. Além disso, existe um nervo chamado nervo vago, que passa pelo sistema digestivo, que reage ao calor dos alimentos e provoca a produção do suor. O suor é constituído de água e sais minerais. Portanto, quando o corpo perde esses minerais deverá ser reposto com frequência”, explica Silmara.  
MAIS ÁGUA
A orientação da nutricionista é ingerir muita água no decorrer do dia. Ela aponta que a quantidade ideal do líquido é de 35ml à 40 ml de água por quilo de peso na média.Podem entrar na lista dos líquidos que devem ser ingeridos a água de coco, muito suco de frutas como limão, maracujá, melão e melancia, porém evitar adição de açúcar. 
Para Silmara, o refrigerante não é opção de hidratação devido as altas concentrações de açúcares e sódio e que é importante evitar alimentos gordurosos, excesso de sódio e frituras. Ela destaca ainda sobrea necessidade ter um cuida do adicional com a hidratação de crianças e idosos que podem facilmente desidratar durante esse período.
Segundo Silmara, os sais minerais podem ser repostos com a alimentação. Os sucos e saladas são ótimas opções para garantir a manutenção da saúde nestes dias de calor intenso. 
“O sódio e o cloro estão presentes no sal de cozinha e, portanto, em todos os alimentos salgados que devem ser consumidos com moderação por quem tem hipertensão arterial. O potássio pode ser encontrado em muitas frutas, como banana, laranja, uva, abacate e água de coco, enquanto o magnésio é adquirido em grãos como o milho, a lentilha e o grão de bico, além de em nozes, castanhas do Pará, amêndoas e amendoim”, acrescenta.
Ela ressalta ainda, o cuidado com higiene e manipulação dos alimentos, já que, as bactérias se proliferam mais no calor, e isso exige cuidados redobrados com a higiene. 
“É preciso ter atenção com a procedência da água, com o armazenamento e a preparação de carnes, massas, maionese, leite e seus derivados. Alimentos crus, como verduras, devem ser muito bem higienizados”, conclui.
Serviços
Nutricionista clínica em atendimento Nutricional na Rua Espirito Santo, 1112 centro- Fernandópolis. Contato: 3463.2512/ 3442.5540/ 98137.3288.
Instagram: @silmarasaran

DICAS

DICAS

Para quem não abre mão desses cuidados com a alimentação, Silmara deixa duas receitinhas fáceis de preparar.

SUCO PARA HIDRATAR E REPOR SAIS MINERAIS

Ingredientes: 5 uvas congeladas, 250 ml de água filtrada, suco de ½ limão e gelo á gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador coe se necessário.

SALADA REFRESCANTE

Ingredientes: 1 cenoura ralada, 10 folhas de alface cortadas em tiras, 1 beterraba ralada, 1 pepino japonês ralado, 1 rabanete ralado, 2 colheres de sopa de amendoins descascados.  Molho de maracujá: Polpa de 1 maracujá, Suco coado de meia laranja, 1 colher de chá de mel, 2 colheres de sopa de azeite e sal moderadamente.  Preparo: Misture todos os ingredientes e regue com o molho de maracujá.