Geral

O ano de Santo Expedito, o das causas urgentes



O ano de Santo Expedito, o das causas urgentes

19 de abril é dia do Santo que tem paróquia em Fernandópolis e atrai muito fiéis
Se depender das orações, da fé e dos pedidos dos fiéis, Santo Expedito, o das causas urgentes, terá este ano um 19 de abril bem diferente do que foi até agora. Em tempos de pandemia, crise financeira, desemprego e incertezas quanto o futuro econômico do povo brasileiro, “rezar e crer parece ser a alternativa mais viável do momento”, conforme disse a vendedora católica, Adriana Soares, 29 anos.
Como de costume, Santo Expedido continuará recebendo orações de agradecimento pelas bênçãos alcançadas e pelos pedidos que estão sendo apresentados. E assim, demonstrações de gratidão e suplício estarão aos pés dele durante esse período em que os devotos clamam por sua intercessão diante de tantas causas urgentes.
Respeitando o isolamento social, mas mantendo uma aproximação com Deus, a Paróquia Santo Expedito em Fernandópolis, preparou uma programação especial que será transmitida aos fiéis por meio das redes sociais ao vivo. Segundo a paróquia, as “lives” transmitirão a programação do Tríduo a Santo Expedito, que iniciou na quinta-feira, 16, juntamente com a Missa da Benção, às 20h. Os segundo e terceiro dia do Tríduo foram 17 e 18, às 19h30. E no domingo, 19/04, a missa em louvor a Santo Expedito, será às 9h00.
“Como não podemos e nem devemos ter aglomerações, o fato de não podermos nos reunir em nossa matriz e promovermos uma festa para Santo Expedito, será a principal diferença. Não estarmos juntos neste dia dedicado a Santo Expedito e não termos nenhuma comemoração, sem quermesse ou festa. Porém instituímos a “Feijoada do Santo Expedito”, para o domingo, que alguns voluntários irão preparar e as pessoas poderão adquirir e consumir em casa, será nosso almoço festivo, mesmo à distância, cada família podendo contribuir com nossa paróquia e fazer memória a este dia dedicado a Santo Expedito”, disse o Padre Eduardo da paróquia Santo Expedito do Bairro Residencial Hilda Helena.
Acostumada a assistir as missas na igreja, este ano a aposentada Maria Auxiliadora, 63 anos, terá que acompanhar a celebração pela televisão. Sem muita familiaridade com as redes sociais, talvez precise de mais uma ajudinha para assistir uma dentre tantas “lives” que serão feitas até o dia 19 de abril.
“É tempo de ter fé. Mas as dificuldades são tantas que até para rezar está ficando difícil. Antes a gente ia lá na igreja e rezava. Agora, tem que rezar em casa na companhia da TV ou do celular”, destacou Auxiliadora.
Maria Auxiliadora é do tipo de fiel que não se contenta apenas em ir à igreja e rezar. Para ela, a causa deve ser apresentada de alguma forma.
“Levo uma garrafinha de água para benzer, uma foto ou até mesmo uma peça de roupa. Às vezes, é necessário levar porque não peço só para mim. Peço por todos que eu sei que estão precisando. Peço por eles porque a minha fé basta”, concluiu.
Se os novos tempos são confusos e difíceis, é preciso cautela para não se frustrar com o resultado provocado pelas mudanças constantes em quase todos os cenários sociais. O Padre Eduardo descreve este momento como sendo um tempo de grande expectativa quanto ao que nos aguarda. Na sua concepção, há muita informação, mas ao mesmo tempo, muita contrainformação.  
“Nunca sabemos ao certo em qual confiar. Isto gera insegurança e angustia. Mas é um tempo de espera, isto é certo, devemos ter paciência, confiança e acima de tudo, esperança de dias melhores. Que este é um tempo propício de interiorização, para aproveitarmos e rever nossas posturas perante a vida e refletir sobre mudanças necessárias”, destacou padre Eduardo.
Visto como o defensor de problemas no trabalho, na família e casos de juízo, Santo Expedito terá em 2020, um ano de constante interação com os devotos visto que as orações e a apresentação de causas urgentes têm aumentado dia após dia nesses tempos difíceis de manejar. Rezar e crer parece ser de fato, a alternativa mais viável do momento, conforme dissera uma devota.
Para a empregada doméstica Lúcia Lopes Figueredo, 53, só com muita fé e oração para vencer essa tribulação. Problemas que ela faz questão de relatar ao santo durante as suas preces. 
“Nunca tive tantas causas para apresentar ao Santo Expedito de uma só vez. Estou apelando para a fé. Espero que mais uma vez, ele me socorra”, disse.
Sem abdicar a fé, padre Eduardo reconhece que a pandemia do coronavírus está mudando profundamente não só apenas a rotina social ou profissional das pessoas, mas também, direcionado um olhar mais crítico para questões que até então estavam ora esquecidas ora ignoradas.
“A crise do coronavírus pode mudar nossas vidas de forma permanente. O que hoje parece impossível não o será, após a pandemia. O mundo que emergirá ao fim da pandemia continuará conflituoso e incerto – mas as disputas estarão colocadas em outros termos. Nada será como antes. É preciso nos preparar. Mas também poderemos sair dela com um grande desejo de abraçar: solidariedade social, contato, igualdade”, concluiu.
Apesar das dificuldades enfrentadas dia após dia e das grandes transformações em quase todos os cenários, tanto o padre como os devotos acreditam que este é um momento oportuno para rever posturas perante a vida e refletir sobre as mudanças necessárias, sem deixar de apresentar as causas urgentes ao Santo Expedito.