Artigos

O foco faz a diferença



O foco faz a diferença

Estamos crescendo demograficamente e já somos mais de oito bilhões de habitantes no nosso planeta e mesmo sendo tantos, percebemos que ainda apreciamos os grandes artistas, inventores, cientistas do passado e suas obras.

Se pararmos para analisar veremos que o número de seres humanos ter aumentado não influenciou no aumento de forma igual de descobertas, obras extraordinárias que o homem podia evoluir. Somos uma multidão, mas produzimos pouco em relação ao desenvolvimento humano, cultural, científico e artístico de décadas passadas.

O motivo que podemos apontar é a falta de foco do ser humano moderno. Ouvimos muitos reclamando e até pedindo ajuda por este problema. Quantos iniciam um projeto, uma faculdade, um curso, qualquer que seja a atividade e não conseguem concluir o que começaram. Abrem ciclos, mas não o finalizam. Pergunte a si mesmo em uma autoanálise,  quantas vezes você começou algum projeto e não o conclui por falta de foco e disciplina?

Vivemos em uma época repleta de atrações e entretenimento. Não nos desligamos dessas comodidades da vida moderna e esquecemo-nos de uma frase bem famosa em inglês “no pain, no gain”- não existe ganho se não há dor, esforço. A própria internet e o mundo globalizado abriu um portal de acervos grandiosos, comunicação em tempo real e informações sobre incontáveis assuntos, tudo nos distrai.

Não é meu objetivo recriminar e apontar a tudo isso como algo puramente negativo, ao contrário temos a possibilidade de conhecer mais sobre tudo que está ou não a nossa volta, mas de forma geral, nossa sociedade se importa mais em visualizar e acompanhar a conteúdos inúteis ao nosso crescimento pessoal ou até mesmo profissional.

Iludimo-nos com as luzes bonitas, com o alimento fácil para nossas mentes. Mas o que se deve fazer com tanta informação?

Primeiramente dosar o tempo que você dispõe para gastar com futilidades. Lembre-se que ao invés de passar seu dia observando o movimento dos outros nas redes sociais, provavelmente poderia desfrutar de uma boa leitura, colaborando até com seu autoconhecimento, seu crescimento intelectual, cultural, ou ainda se dedicar a aquilo que se propôs como sua meta.

Controlar o uso da mídia e gerir seu tempo é fundamental para ser focado. Determine, organize-se, imponha-se metas e cobre-se para cumpri-las, apenas desta forma será possível alcançar seus objetivos e aquilo que for realmente importante em sua vida.