Religião

“O mundo ainda precisa conhecer o amor pela educação”, alerta bispo



“O mundo ainda precisa conhecer o amor pela educação”, alerta bispo

A tradicional quarta-feira de cinzas, que abre o período da quaresma para os católicos, foi marcada em Fernandópolis pelo lançamento público da campanha da Fraternidade 2022 com o tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, com a presença do Bispo Diocesano Dom Reginaldo Andrietta. A celebração ocorreu na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia no período da manhã, com a participação do padre Natalino Araújo e padres de Fernandópolis. No período da tarde, Dom Reginaldo ainda participou da celebração de Cinzas na Matriz. 
Durante entrevista a Rádio Difusora FM, Dom Reginaldo alertou que “mundo ainda precisa conhecer o amor pela educação. Formar pessoas que construam coletivamente uma coexistência saudável. Cristo era um mestre educador por excelência e nos ajuda a entender que temos um papel educativo como seres humanos”, ressalta. 
Esta é a 59ª campanha da Fraternidade. “Desde 1964 a Igreja inclui o tema da Educação para mostrar que todos nós fazemos parte de um processo educacional, seja na família, nas escolas, universidades, meios de comunicação, entidades. Estamos vivendo um momento difícil para humanidade, em lugar dos seres humanos se entenderem, viverem e construírem a fraternidade, se desentendem, tratam-se com violência e agressividade”, enfatizou. 
Lembrou ainda que é triste ouvir nos meios de comunicação com frequência adolescentes traficando drogas, quando poderiam estar na escola, em período integral, aprendendo valores, se desenvolvendo na cultura, nas artes, nas técnicas e no profissionalismo. “E neste sentido, fica um apelo por meio de nossa Diocese, nestes tempos de quaresma, de vivermos uma conversão profunda, assumirmos papel educativo que construa fraternidade, solidariedade, justiça social, o bem em lugar de tudo isso que vemos na sociedade”, acrescentou.
Ainda durante a entrevista, o Bispo resumiu os tempos que vivemos, ainda impactados pela pandemia da Covid-19 e a guerra na Europa. “A História da humanidade é marcada por pandemias como por guerras. Ainda não aprendemos. É momento pararmos e dialogarmos com nós mesmos. Porque pode ser que cada um tenha sua cumplicidade, sua participação neste tipo de sociedade conflituosa. Vamos construir pontes, construir comunhão entre nós, acabar com tudo o que nos divide. Vamos valorizar o que temos de bom. Nós podemos ser diferentes para que o mundo também seja diferente. Paulo Freire renomado educador, disse que nós precisamos formar pessoas e pessoas transformam o mundo. Vamos nos engajar nessa missão educacional com critérios cristão”. 
No período da tarde, o Bispo participou ao lado do padre Natalino Araújo da celebração de Cinzas na Igreja Matriz. A noite, a celebração ocorreu na Catedral de Jales.