Geral

O que é Banco do Povo



O que é Banco do Povo
O Banco do Povo é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras Municipais que estão ligadas ao programa. Ele facilita o acesso ao crédito aos empreendedores de pequenos negócios, com firma aberta ou não.

O Banco atua através dos Agentes de Crédito que coletam informações sobre os clientes e suas necessidades e encaminham seus pedidos de financiamento para o Comitê de Crédito Municipal, cabendo ao Comitê aprovar ou não as solicitações, segundo critérios técnicos.

O crédito se destina a pequenas empresas e pessoas físicas que trabalhem por conta própria, ou tenham um negócio que contribua para a renda familiar que apresente características de baixa renda. Igualmente, as cooperativas e outras formas de associação de produção que sejam legalmente constituídas.

Há algumas exigências para que se consiga esse crédito, como estar em franca produção no município, com firma aberta há mais de seis meses ou não; residir ou ter negócio há mais de dois anos no município e ter endereço fixo; ter nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no SERASA. Ter o total das vendas menor que R$ 150.000,00 nos últimos 12 meses (R$ 12.500,00 mensais).

São financiáveis a compra de mercadorias, matérias-primas e conserto de máquinas, ferramentas e automóveis, desde que sejam utilizados exclusivamente no empreendimento. Porém, não se pode financiar a compra de insumos para o setor agropecuário, usar o dinheiro para pagamentos de dívidas, compra de veículos de passeio e atividades ilegais (comercialização de produtos contrabandeados, fabricação e comercialização de produtos com marcas pirateadas, itens que firam as leis ambientais, entre outros).

Os prazos de financiamento podem ser de um a 18 meses dependendo do tipo de negociação e as prestações são mensais e fixas. É necessário avalista que seja pessoa física, sem restrições no SPC e SERASA para obter crédito, e que comprove capacidade de pagamento (pode ser parente de 1º grau que não more na mesma casa).
A taxa de juros é de 1,0% ao mês e mais nada.

O primeiro passo do candidato a um financiamento é verificar se atende aos itens para que se destina o crédito, o que é financiável e o que não pode financiar.

O próximo passo é manter contato com um Agente de Crédito no Banco do Povo da cidade de sua residência, ele vai explicar todos os passos e providências necessárias para a obtenção de um financiamento.