Geral

OAB é exemplo na implantação da ISO 9001 entre subsecções do estado



OAB é exemplo na implantação da ISO 9001 entre subsecções do estado
Em visita a 45º Subsecção da OAB de Fernandópolis, o consultor da empresa Qualitividade, Osmarino M. F. Mendez, que está esclarecendo dúvidas sobre a implantação da certificação da NBR ISO 9001, ficou impressionado com a qualidade dos serviços e da adequação do espaço físico da OAB de Fernandópolis, recomendando as outras 44 subsecções do estado, que também estão na mesma fase de implantação, para que tomem como exemplo a subsecção daqui. Durante a visita, o consultor salientou também a finalidade do programa, “O objetivo é padronizar os trabalhos prestados aos clientes advogados, estagiários e sociedade, garantindo a qualidade dos serviços, qualificação, estímulo à criatividade, valorização da equipe de colaboradores e, fazendo dos fornecedores, parceiros na busca constante por qualidade”, explicou Mendez.

Nesta última fase para a implantação, os advogados de Fernandópolis também terão que responder a uma pesquisa de satisfação do cliente, que está à disposição na Casa do Advogado, Vara do Trabalho e na sala da OAB no Fórum. É importante que todos os associados de Fernandópolis respondam ao questionário que servirá como uma base de dados, que apontarão os pontos favoráveis da subsecção e os que ainda precisarão passar por melhorias para o sucesso do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, da ISO 9001. É também de posse desses dados que as subsecções terão subsídios para a busca de recursos junto a Seccional.

Após essa etapa, já estão agendadas duas auditorias que irão verificar se as subsecções estão trabalhando de acordo com as exigências da ISO 9001. A primeira foi agendada para agosto e a última, que irá entregar a certificação, será no mês de setembro.

O presidente da subsecção, Henri Dias, destacou a importância da atuação de todos para o sucesso do programa. “Eu tenho plena certeza de que as melhorias advindas dessa implantação irão facilitar ainda mais o atendimento dos nossos clientes. Louvável a iniciativa da nossa Seccional em buscar insistentemente a melhoria nesse relacionamento. A implantação da ISO é o maior exemplo dessa busca incessante da qualidade total. O sucesso do projeto é o sucesso da advocacia”, salientou Dias.

A ISO - International Organization for Satandadization - é uma organização não governamental fundada em 23 de fevereiro de 1947, com sede em Genebra, Suíça. Esta organização elabora normas de padronização com aplicações internacionais. Participam da ISO mais de 91 países, os quais representam aproximadamente 95% da produção industrial do mundo. A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é a representante da organização no Brasil.