Geral

“OAB vai à escola” volta a Fernandópolis no segundo semestre



“OAB vai à escola” volta a Fernandópolis no segundo semestre
Um dos projetos educacionais mais ambiciosos da OAB volta a Fernandópolis no segundo semestre deste ano. A equipe da 45ª Subsecção da Ordem em Fernandópolis fecha os últimos detalhes para a retomada do “OAB vai à escola”, que foi implantado pela primeira vez na cidade em 2001.

Márcia Kazume Pereira Sato, advogada que comanda o projeto em Fernandópolis, explica que se trata de um programa de educação para a cidadania. “Por meio de palestras e de uma cartilha, especialmente elaborada com um vocabulário de fácil entendimento para jovens, os estudantes terão noções de direito do consumidor, direito eleitoral, alguns tópicos da legislação trabalhista, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e muitos outros temas”, explica.

Ela ressalta que a questão dos deveres também será abordada. “É uma necessidade, devido ao alto grau de indisciplina que assistimos hoje nas escolas, além do uso de entorpecentes por muitos adolescentes”, conta a advogada, que está fazendo o levantamento do número de escolas que poderiam receber o projeto em Fernandópolis.

Além de promover a educação para a cidadania, o “OAB vai à escola” tem ainda um efeito multiplicador. Segundo Henri Dias, presidente da subsecção de Fernandópolis, os jovens serão multiplicadores das informações recebidas e o objetivo final é que, além deles entrarem em contato com essas orientações desde cedo, levem a cartilha para casa e discutam as questões com os pais. “Também é uma forma da OAB estar cada vez mais próxima da população, atuando como canal de informação sobre as garantias constitucionais”, disse Dias.

Para saber mais sobre o projeto e sua implantação, Márcia Kazume, Henri Dias e Marco Del Grossi, vice-presidente da OAB em Fernandópolis, estiveram na última semana em Jales para uma reunião com Nelson Alexandre da Silva Filho, um dos idealizadores do projeto e presidente da Comissão de Cidadania da OAB-SP.