Artigos

Olhar social na declaração de Imposto de Renda



Olhar social na declaração  de Imposto de Renda

Faltam 15 dias para os contribuintes do Imposto de Renda acertarem as contas com o Leão do Imposto de Renda. É nesta época que o CMDCA - Conselho Municipal da Criança e Adolescente realiza intensa campanha visando sensibilizar os contribuintes do Imposto de Renda, para doarem parte do imposto que terão que pagar ao governo federal para projetos de entidades de Fernandópolis. A campanha leva o nome “O Leão é seu amigo”. É a hora de se ter um olhar social para os projetos de entidades de Fernandópolis.Graciely de Paula Menez é presidente do CMDCA de Fernandópolis e diz que o dinheiro do IR destinado pelo contribuinte para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente é utilizado para financiar projetos que beneficiam cerca de 800 crianças e adolescentes. “Esse recurso, somados a outros que ingressam no Fundo, ajudam a financiar 

parte dos projetos das entidades”, destacou 
nesta entrevista ao CIDADÃO. Ela diz que não tem estatística sobre 
o potencial que poderia ser arrecadado na cidade, mas aponta que Fernandópolis, graças ao empenho dos contadores, tem arrecadação proporcional maior que São José do Rio Preto. 
Numa época que o dinheiro dos contribuintes desaparece 
nos ralos da corrupção endêmica que assola o País, destinar ao 
menos uma parte do imposto para ficar em Fernandópolis e ser investidos em projetos sociais, é sem dúvida uma proposta que os 
fernandopolenses precisam levar em conta. Veja a entrevista: 


Qual a importância do recurso oriundo do Imposto de Renda dos fernandopolenses para as entidades locais? 
O valor arrecadado, através da destinação do Imposto de Renda, juntamente com outras fontes de receitas, será um fator determinante para a deliberação sobre financiamento de projetos apresentados pelas organizações da sociedade civil, no ano seguinte, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os fernandopolenses que pagam Imposto de Renda têm consciência sobre a importância de parte desse valor ficar na cidade? 
Ainda não podemos mensurar este ponto, por falta de dados. Mas acreditamos que sim, pois, proporcionalmente, o município de Fernandópolis destina para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente um valor superior ao município de São José do Rio Preto - SP. Essa informação demonstra o apoio dado pela população que destina o imposto.
Existe algum estudo sobre o potencial de arrecadação de Imposto de Renda recolhido na cidade e que poderia ser destinados para as entidades? 
O CMDCA não dispõe de um estudo que forneça tal informação. Entretanto, o conselho planeja, para próxima campanha, aprimorar o levantamento desta e outras informações necessárias para maximizar os resultados da campanha “O Leão é seu amigo! ”
O CMDCA fala da parceria com os contadores da cidade nesse projeto “O Leão é seu amigo”. Mas, como alcançar aqueles contribuintes que fazem a declaração por conta própria? 
Alcançar o maior número possível desse público é o nosso objetivo e ao mesmo tempo um desafio. Desta forma, reforçamos as parcerias com vários órgãos e representatividades do município de Fernandópolis, inclusive a divulgação da campanha através dos meios de comunicações, das redes sociais e de espaços em reuniões e eventos.  
Acha que ainda existe temor desses contribuintes de caírem na Malha Fina por conta disso? 
Infelizmente, o CMDCA, até o momento, não possui uma pesquisa e/ou fontes de dados que possa dar esta resposta com precisão. Porém, acreditamos que possa existir tal receito entre alguns contribuintes.
Onde a pessoa encontra informações para fazer essa destinação com segurança?
Recomendamos que a pessoa consulte um contador e/ou também o próprio órgão da Receita Federal que possuem conhecimento técnico para realizarem as devidas orientações.
São dois momentos que o contribuinte pode fazer a destinação para o CMDCA. Quais são?  
O contribuinte pessoa física que declara seu IR na modalidade completa, poderá destinar até 6% do imposto, até 31 dezembro do ano-calendário. Neste caso o contribuinte precisa fazer uma previsão do seu imposto devido e, a partir disso, calcular o valor que será destinado para o fundo. Caso não seja possível, poderá destinar 03% do Imposto, até 30 de abril. Quanto a pessoa jurídica ela poderá destinar até 1% tributados do lucro real.
Como é definida a estratégia de distribuição desses recursos para as entidades? 
Considerando a Lei Federal 13.019, de 31 de julho de 2014, regulamentada pelo Decreto Municipal 7.719, do dia 10 de fevereiro de 2017, é lançado um Edital de Chamamento para projetos que atendem criança e adolescentes, no município. Logo após, uma comissão avalia e o CMDCA aprova e destina os recursos estipulados, conforme edital.
Que tipo de projeto tem sido apoiado por esses recursos?
Através do edital de chamamento são apoiados projetos que atendam diversos eixos referentes a promoção, prevenção, atendimento, inclusão social e garantia de direitos da criança e do adolescente.
As entidades, hoje denominadas OSC – Organização da Sociedade Civil – vivem em grandes dificuldades financeiras. Como o CMDCA acompanha isso? 
Aproveitando, para fins de esclarecimento, ressaltamos que os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), não são para financiar todas as despesas das OSCs. Reconhecendo a importância dos serviços prestados, os desafios e dificuldades que elas vêm vivenciando, o conselho irá proporcionar capacitação para o aperfeiçoamento dos serviços burocráticos e de planejamento, bem como se mantém a disposição para a formulação de estratégias para o enfrentamento dessas dificuldades.
Quantas entidades estão cadastradas no CMDCA e qual o montante de crianças que atendem? 
Atualmente, no município, há doze organizações da sociedade civil que atendem criança e adolescente. Elas atendem cerca de oitocentas crianças e adolescentes.
Qual a mensagem que deixa para os fernandopolenses?
As crianças e adolescentes são cidadãos de direitos, conforme preconiza a Constituição Federal, e ECA e demais leis e regulamentações. A formação social, cultural, econômica destes cidadãos determinará a sociedade que viveremos e construiremos constantemente. Deste forma, é necessário um trabalho em conjunto entre a Família, o Estado e a Comunidade para alcançarmos um futuro melhor para todos nós. Agradecemos a todos que participam dessa construção.