Saúde

OMS diz que Covid-19 é 10 vezes mais letal do que H1N1



OMS diz que Covid-19 é 10 vezes mais letal do que H1N1
Leo Correa/AP

A Organização Mundial da Saúde ressaltou que o coronavírus já matou mais de 115 mil pessoas de dezembro de 2019 até abril de 2020 enquanto que no mesmo período, a H1N1 foi responsável por 18,5 mil óbitos. A revista médica Lancet estimou o número de mortes entre 151.700 e 575.400 com o agravante de que o número de óbitos aumenta diariamente em escala mundial.

"Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009", declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva virtual feita de Genebra.

Sem uma vacina contra o novo coronavírus, a OMS estimula os países a lançarem campanhas de diagnóstico entre os casos suspeitos, colocando-os em quarentena e acompanhando seus contatos como forma de monitoramento do ciclo de contaminação. Apesar dos esforços, Tedros Adhanom reconhece que a "era da globalização, significa que o risco da Covid-19 se reintroduzir e ressurgir pode continuar. Por fim, o desenvolvimento e a distribuição de uma vacina segura e eficaz serão necessários para impedir completamente a disseminação", enfatizou.

Sem testes disponíveis e com o sistema de saúde a beira de um colapso provocado pelo contingente de infectados, os governos adotaram medidas de isolamento social que levaram à paralisia de diversos setores da economia. Para a OMS, é importante encontrar "o equilíbrio entre as medidas para combater a mortalidade por Covid-19 e outras doenças devido aos sistemas de saúde sobrecarregados e ao impacto socioeconômico" da pandemia.

"Sabemos que em alguns países, os casos dobram a cada 3 a 4 dias. Enquanto o Covid-19 se espalha muito rapidamente, diminui muito mais lentamente. Isso significa que as medidas devem ser suspensas lentamente e com controle", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.