Meio Ambiente

Onda de calor: Inmet alerta para risco de morte por hipertermia



Onda de calor: Inmet alerta para risco de morte por hipertermia

A onda de calor que atinge parte das regiões sudeste e centro-oeste e parte do estado de Tocantins fez com que o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia – emitisse alertas para o perigo de morte por hipertermia. De acordo com o instituto, o alerta vai até quinta, 8, ou sexta-feira, 9, dependendo da localidade.

A hipertermia é a condição caracterizada pela elevação da temperatura corporal quando o organismo produz (febre) ou absorve mais calor do que consegue dissipar. O meteorologista do Inmet Olivio Bahia explica que no Brasil não é comum ver morte associada a onda de calor.

“No Brasil não é comum, mas sabemos que o corpo humano sente. Essas mortes provocadas pelas ondas de calor são mais frequentes na Europa”, diz.

Bahia explica que o aviso é emitido quando as temperaturas registradas superam em cinco graus a temperatura média em determinada área.

“De dois a três dias, o alerta é amarelo. O laranja é quando a condição de temperatura acima da média varia de três a cinco dias. Acima de cinco dias, como agora, o alerta passa a ser vermelho”, concluiu o meteorologista.