Meio Ambiente

Onda de calor mantém a região em estado de alerta



Onda de calor mantém a região em estado de alerta

O fernandopolense amanheceu nesta sexta-feira respirando melhor e com uma temperatura bem amena: 18,4 graus. Bem diferente da temperatura que enfrentou nos últimos dias, com recordes sucessivos de calor e baixa umidade do ar.  Mas, é por pouco tempo. Os termômetros voltam a subir neste final de semana e Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperatura batendo 40 graus já a partir deste domingo. 
A chuva registrada com a passagem de frente fria pela região na quinta e sexta-feira foi insuficiente para pôr fim a estiagem que já dura longos meses. O acumulado registrado pela estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – em Fernandópolis na manhã desta sexta-feira, 10, foi de apenas 3,3 milímetros. Suficiente apenas para melhorar a umidade e a qualidade do ar e um refresco no calor recorde da semana. 
A escalada de temperaturas elevadas associadas a baixa umidade do ar, vem desde o início do mês. No dia 3, sexta-feira, a umidade do ar caiu a 11,1%, típica de deserto. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde é 60%. Durante os seis dias subsequentes os termômetros foram registrando recordes em pleno inverno: 36,8° no sábado, 38° na terça-feira, 39,6° na terça e 39,7° na quarta-feira, com umidade do ar em 13,5% o que fez com que a sensação térmica passasse dos 45 graus. 
Na quinta-feira, a chegada de uma frente fria à região com registro de pancadas de chuvas esparsas a temperatura caiu quase 11 graus. A máxima do dia ficou em 28,5 graus contra 39,7° do dia anterior. Apesar disso, o mormaço aumentava a sensação de calor. 
Com a associação de temperatura elevada e baixa umidade, o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – colocou Fernandópolis e região em alerta vermelho por causa dos riscos à saúde, riscos de queimadas. O alerta vermelho é o grau máximo de severidade na escala meteorológica. 
O Inmet já prevê máxima de 40 graus a partir deste domingo, seguindo pelos próximos dias até o fim do inverno em 20 de setembro.
EFEITO COLATERAL
Fernandópolis sofreu as consequências da onda de calor, com registro de queimadas e incêndio de grandes proporções que atingiu uma empresa de reciclagem no Distrito Industrial IV à margem da Rodovia Euclides da Cunha. O incêndio ocorreu no domingo pela manhã e durante todo o dia envolveu equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e caminhões de usinas da região. O prefeito André Pessuto esteve no local. O fogo chegou a atingir o Ferro Velho São Paulo. Uma pá carregadeira da prefeitura chegou a ser utilizada para retirar parte do material próximo as empresas vizinhas. 
Foi o segundo incêndio no local. Em 2014, no dia 17 de julho, um incêndio de grandes proporções chegou atingir empresa vizinha, a Coferbox. 
Durante a semana a equipe da Defesa Civil de Fernandópolis precisou intervir em várias ocorrências para o combate ao fogo, principalmente na área rural. A Defesa Civil trabalha em auxílio ao Corpo de Bombeiros e unidades brigadistas de várias usinas da região. 
“Chegamos a ter neste período de seca intensa ocorrências simultâneas de queimadas e que precisaram do nosso apoio. Sem dúvidas, tenho que agradecer a toda equipe que não têm medido esforços para auxiliar no combate às chamas. Agradeço também ao prefeito André Pessuto pelo apoio e rapidez em disponibilizar equipamentos e equipes da Prefeitura nesse trabalho ”, destacou o coordenador da Defesa Civil Edmar de Oliveira.