Polícia

Operação da PF prende diretor do Aeroclube de Fernandópolis



Operação da PF prende diretor do Aeroclube de Fernandópolis

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 6, a Operação Grão Branco, para desarticular quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas. Entre os presos estava um dos diretores do aeroclube de Fernandópolis.

Em 05 de junho de 2020 um avião bi-motor carregado com cerca de 450 quilos de pasta base de cocaína foi aprendido após ter sido interceptado pela FAB - Força Aérea Brasileira - no aeroporto de Fernandópolis.

A operação de hoje cumpriu 110 mandados judiciais, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Entre os mandados, há 38 de prisão e 72 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres/MT.

Foi determinado pela Justiça Federal a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O valor total de bens sequestrado está sendo apurado.

O líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas, estava foragido da justiça brasileira e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, desde a saída da droga daquele país por meio de aeronaves, até o recebimento dela em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros do Brasil.

O nome da Operação - GRÃO BRANCO - deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.

Com informações do Tem Notícias – TV Tem