Saúde

Operação fiscaliza bares da cidade na “guerra” contra a Covid



Operação fiscaliza bares da cidade na “guerra” contra a Covid
Fiscais foram aos bares da cidade para por fim as aglomerações

O episódio registrado na noite de segunda-feira, 1º, no Shopping Center Fernandópolis acendeu a luz de alerta e levou a Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Fiscalização montar uma operação para fiscalizar bares e supermercados da cidade para conter aglomerações e conferir se as normas estão sendo cumpridas. Os bares podem servir delivery ou drive thru, mas era notório a aglomeração nestes locais. As pessoas ficavam nas calçadas consumindo bebidas e espetinhos.

Na segunda-feira, quando começou uma nova fase da flexibilização que permitiu a abertura do comércio e do shopping, uma foto postada nas redes sociais, com jovens consumindo bebidas e alimentos na praça de alimentação do Shopping teve grande repercussão. Esse tipo de atendimento continua proibido na praça de alimentação. O fato levou a direção do shopping a notificar o estabelecimento. A equipe de fiscalização da prefeitura também esteve no local e notificou o estabelecimento. A reincidência pode gerar multa e até lacração do estabelecimento.

Para evitar que a cidade tenha que retroceder na flexibilização foi montada a operação de fiscalização para que os estabelecimentos cumpram as normas de isolamento. O prefeito André Pessuto chegou a pedir “pelo amor de Deus” que as pessoas respeitem as regras.

“Muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade da situação. Fernandópolis está se saindo muito bem no combate ao Covid-19, temos grandes chances de avançar de fase nos próximos dias, porém, por causa de poucos, muitos munícipes podem pagar um preço alto”, escreveu o prefeito em post nas redes sociais.

Fernandópolis chegou a marca de 70 dias sem registrar óbito nesta pandemia, em que pese atingir 72 casos positivos da doença nesta terça-feira. Votuporanga, que também chegou a 72 casos positivos, já registra a sexta morte o que levou o prefeito da cidade a manter a cidade na fase vermelha, apenas com os serviços essenciais funcionando.

Fiscais foram ao Shopping após caso registado na segunda-feira
Fiscais orientaram sobre aglomeração de pessoas pela cidade

A população do município pode ajudar a equipe de fiscais da Prefeitura por meio da Ouvidoria, pelo fone: 0800-772-4550, ou WhatsApp 99729-4550, serviço que recebe denúncias de qualquer tipo de aglomeração em locais que não deveriam estar abertos para venda ou consumo.