Polícia

Operação Jequitibá: Polícia Ambiental resgata 24 animais exóticos e silvestres



Operação Jequitibá: Polícia Ambiental resgata 24 animais exóticos e silvestres

Durante a Operação Jequitibá realizada em todo o Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 21, a Polícia Ambiental atendeu uma denúncia informal de que um homem possuía em cativeiro alguns animais no município de Jales. Ao chegarem no local, a mãe do homem confirmou a denúncia.

A mulher, que não teve o nome revelado, permitiu a entrada da equipe em um cômodo aos fundos da residência onde havia um cativeiro para diversos animais. Na vistoria feita pela equipe da Tenente Sarah, foi encontrado 1 Lagarto do Deserto, 1 Pogona (lagartos da família Agamidae, muitas vezes conhecidos pelo nome comum de dragões-barbudos), 4 cobras do milho “corn snake”, todos animais exóticos a fauna brasileira, 4 Ouriços, 5 cobras jiboias e 9 aranhas caranguejeiras.

Todos animais apreendidos são nativos à fauna brasileira. O dono dos animais informou que não possuía autorização de órgão competente para mantê-los em cativeiro. Diante dos fatos, foi emitido um auto de infração por “ter em cativeiro animais da fauna nativa sem autorização do órgão competente com sanção de multa Simples no valor de R$ 9 mil e um auto de infração por Introduzir Espécie Exótica em Território do Estado de São Paulo sem licença da autoridade competente”, com sanção de uma segunda multa no valor de R$ 3,2 mil.

Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt

Os animais apreendidos serão destinados posteriormente para Órgão Autorizado. A Operação Jequitibá deve continuar nesta terça-feira, 22 de setembro.