Polícia

“Operação Luz Negra” da PF de Jales desarticula quadrilha que falsificava dinheiro



“Operação  Luz Negra” da PF de Jales desarticula quadrilha que falsificava dinheiro

A Polícia Federal de Jales deflagrou na manhã desta sexta-feira, 17, a “Operação Luz Negra” para desarticular quadrilha especializada em falsificar e distribuir dinheiro falso em aplicativos de mensagens por todo o Brasil. As investigações começaram em janeiro de 2021 após uma apreensão de notas falsas pela Policia Federal de Jales no momento em que um dos compradores retirava a encomenda em uma agência dos Correios da cidade. Os mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça Federal estão sendo cumpridos em Brasília (DF) e Vila Velha (ES).

No decorrer das investigações, a PF identificou dois homens suspeitos de serem distribuidores das cédulas falsas em todo o país. Eles ofereciam o produto ilícito na internet e por meio de aplicativos de mensagens. As falsificações eram oferecidas na proporção de uma cédula verdadeira em troca de até doze cédulas falsas. Após representação da PF à Justiça Federal de Jales/SP, dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão foram expedidos e estão sendo cumpridos nos endereços dos suspeitos nas cidades de Vila Velha/ES e Brasília/DF.

Na operação de hoje, a PF apreendeu em Vila Velha/ES telefones celulares, computadores, anotações, materiais que indicam a produção de cédulas falsas, várias encomendas contendo notas falsas prontas para envio, além de um total de R$ 71.460,00 reais em moeda falsa, sendo 684 cédulas em denominação de 100 reais e 156 cédulas em denominações de 20 reais. Em Brasília/DF, a PF prendeu o suspeito e apreendeu uma cédula falsa, além de outros objetos e documentos.

O crime de moeda falsa é de competência federal e está tipificado no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, que define o crime como sendo atribuído àquele que falsifica, fabrica ou altera a moeda metálica ou papel-moeda nacional ou estrangeiro. Nas mesmas penas incide quem importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.

O nome da operação “Luz Negra” foi utilizado em razão do apelido de um dos suspeitos (Scorpion, termo em inglês que significa escorpião). A luz negra é utilizada na caça ao escorpião e também é um tipo de luz utilizada em equipamentos que detectam cédulas falsas.