Geral

Operação retira 2 toneladas de lixo do Rio Grande



Operação retira 2 toneladas de lixo do Rio Grande

Pelo menos duas toneladas de lixo foram retiradas do Rio Grande neste domingo, 16, na região da “prainha” de Mira Estrela, cidade que integra a região “Maravilhas do Rio Grande”, que reúne 14 Municípios de Interesse Turístico.

A força tarefa reuniu cerca de 100 voluntários e mergulhadores. Do rio foram retirados pneus, garrafas pet, latinhas, latões, cadeiras e até um batelão de pesca. Todo material tirado do fundo do rio foi levado para margens da praia, onde funcionários da Prefeitura do município recolheram e ficaram responsáveis pela destinação correta do material.

Não é a primeira operação Rio Limpo que é realizada, mas foi a que menos lixo teve retirado das águas, ressaltou um dos organizadores, Flávio Garcia. “É um sentimento e sensação de dever cumprido. Mais uma etapa do nosso projeto foi realizada com sucesso. A população de Mira Estrela e região estão de parabéns, pois foi a ação em que menos retiramos lixo dos rios. E justamente, a ideia do projeto é de fato retirar cada vez menos poluição. A prefeitura do município também está de parabéns pela parceria e vontade de trazer e fazer o melhor para o meio ambiente da cidade”, finalizou.

Além da Prefeitura de Mira Estrela que integrou a parceria, o projeto ainda contou com participação da 2ª Companhia de Polícia Ambiental de Fernandópolis, com sargento PM Fernando, soldado PM Fagner e também dos Policiais Militares do 5º Grupamento de Mira Estrela, Sargento Ferreira, Cabo Colecta e do Soldado Rodrigues.

A Prefeitura de Mira Estrela, realizou também na praia o evento denominado 1º Gincana Ambiental do Programa Município VerdeAzul. O projeto foi coordenado com o setor de esporte e contou o apoio dos setores da saúde, educação, turismo, social e meio ambiente.

Segundo o prefeito Márcio Castrequini, Mira Estrela deu exemplo. “Hoje o nosso município deu exemplo com a ação em parceria com o projeto Rio Limpo. Iremos apoiar toda iniciativa de cunho ambiental. Fizemos questão de trazer as crianças da rede municipal de ensino e trabalhar de forma lúdica com elas, a fim de plantar a semente de um mundo melhor”, destacou.

RIO LIMPO

RIO LIMPO

A região também conta com o projeto “Consciência Limpa” que tem atuado na proteção do Rio Grande e suas margens. Nos últimos anos, grupo de voluntários se reúne para limpeza do rio em evento organizado Rotary Club de Ouroeste em parceria com os Rotarys de Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Iturama.

No ano passado, o evento reuniu cerca de 250 voluntários numa operação que também atingiu as margens dos afluentes. Do rio retiraram toneladas de lixo, como garrafas de vidro, garrafas PET, latas de bebidas, roupas e sapatos velhos, sacos e sacolas plásticas, tambores de 200 litros, latas de vários tamanhos, estruturas de ferro, restos de redes de pesca, pneus e até um freezer.