As Operações Direção Segura Integrada (ODSI), também conhecidas como “blitze da Lei Seca”, realizadas pelo Detran-SP na região de Fernandópolis durante o feriadão do carnaval resultaram na autuação de 27 motoristas. Foram fiscalizados 1.028 veículos nas cidades de Fernandópolis e Jales nos dias 28 de fevereiro e 4 de março, respectivamente.
Em Fernandópolis, a blitz ocorreu na Avenida Expedicionários Brasileiros e em Jales, na Avenida João Amadeu.
De acordo com boletim do Detran, foram registradas 26 recusas de motoristas ao teste do bafômetro e um crime de trânsito, quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, ou seja, no valor de R$ 5.869,40.
Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas.
No caso da autuação por direção sob efeito de álcool, quando há nova ocorrência durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, o motorista responderá ainda a processo administrativo que poderá culminar na cassação do seu direito de dirigir, se forem esgotados todos os meios de defesa. Neste último caso, ele terá de reiniciar todo o processo de habilitação para voltar a dirigir – e somente após transcorrido o prazo de 24 meses depois da cassação.
As fiscalizações do Detran-SP, que têm o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica, abordaram 1.028 veículos no total.
Outras duas operações foram realizadas na região durante o carnaval em Rio Preto na Rodovia Washington Luiz e em Icem na BR-153. Foram fiscalizados 6.075 veículos e registradas 93 recusas de motoristas ao teste do bafômetro, dez infrações administrativas - quando o motorista dirige sob a influência de álcool - e um crime de trânsito, quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.