Polícia

Operações diárias da PM já resultaram em 780 autuações de motos nos últimos meses



Operações diárias da PM já resultaram em 780 autuações de motos nos últimos meses

A fiscalização das quase 20 mil motocicletas e motonetas que circulam diariamente pela cidade virou operação de rotina da Polícia Militar. Foi o que revelou o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Fernandópolis, capitão Fernando Ferrarez. 
“Desde o ano passado fazemos operações diárias de bloqueios com vistas somente a fiscalização de motocicletas”, explicou ao responder sobre a ação da Polícia Militar para coibir os abusos de motos que circulam com escapamento aberto infernizando as noites dos fernandopolenses, principalmente aqueles que moram em edifícios e residências próximas às grandes avenidas e corredores comerciais.
“De janeiro do ano passado até o mês de março, temos mais de 2,2 mil veículos fiscalizados somente no município de Fernandópolis. Nesse universo, só de motos foram 780 autuações, não apenas na questão de escapamento barulhento, mas referente a todas as irregularidades constadas. Fazemos bloqueios especificamente visando motocicletas a fim de verificar as possíveis irregularidades”, esclareceu o comandante.
Segundo ele, o trabalho é realizado durante as 24 horas, seja através de bloqueios pontuais ou mesmo durante abordagem de rotina. 
De acordo com o comandante da Polícia Militar, o policial no momento da fiscalização vai observar vários critérios objetivos para verificar, entre outras coisas, motos com escapamento aberto, ou como tecnicamente são tratados pela PM, com descarga livre. “O policial aborda o veículo e verificará se está de acordo ou não com as normas de trânsito. Se observar que a moto não tem o dispositivo (abafador) ou se o escapamento está em desacordo, ou qualquer irregularidade voltada para o escapamento, o policial vai verificar se tem como o condutor regularizar a irregularidade. Não sendo possível ele recolhe o documento do veículo e vai abrir prazo para o dono sanar a irregularidade junto ao órgão de trânsito, a Ciretran no caso para voltar a rodar”. 
As motos e ciclomotores saem de fábrica dotado de dispositivo chamado de abafador de ruído que fica dentro do escapamento. Diretrizes do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente - determinam que no máximo 99 decibéis (db) sejam emitidos pelas motocicletas fabricadas até o ano de 1998; já para modelos posteriores, os níveis ficam entre 75 e 80db, conforme a cilindrada.
O capitão Ferrarez orienta a população para que acione o 190 da Polícia Militar em caso de perturbação do sossego. “Qualquer tipo de importunação do sossego, não apenas de motocicletas, em relação a ruídos, o melhor caminho é o 190, é o nosso canal de emergência, feito para isso e o acionamento é rápido e sempre haverá uma viatura para atender o chamado”, ressalta.
Na entrevista à Rádio Difusora FM e jornal CIDADÃO, o comandante Ferrarez também revelou números que mostram queda de ocorrência de furtos de veículos na cidade. 
“No mês de março foram sete ocorrências de furto de veículos. Desses localizamos seis. Somente um que não foi localizado até o momento e está sob investigação da Polícia Civil. Em abril (até o dia 19) a Polícia Militar não havia registado nenhum caso de furto. A explicação pode estar na prisão de um rapaz que acabara de completar 18 anos.  
“Ele era um dos principais, se não for o principal, suspeito da maioria dos casos de furtos em Fernandópolis. Com esse indivíduo preso até agora, as coisas tendem a se normalizar”, avaliou o comandante. A prisão foi efetuada no dia 31 de março. 
Nos últimos 10 dias a Polícia Militar também realizou a “Operação Saturação” quando mobiliza todo o contingente de homens e viaturas para uma fiscalização ostensiva em bairros da cidade. Na primeira operação, a Polícia Militar contou com o apoio do Helicóptero Águia. Nessa semana, à véspera do feriado, uma nova operação foi realizada. Essa operação visa passar a população a sensação de segurança com a presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas.