Geral

Orquestra promove circuito de oficinas musicais



Orquestra promove circuito de oficinas musicais
A Orquestra de Sopros, projeto desenvolvido pela Corporação Musical de Fernandópolis com o apoio da Prefeitura de Fernandópolis, promoverá de 3 a 5 de agosto, um circuito de oficinas práticas e teóricas comandadas pelo maestro Marcelo Jardim, do Rio de Janeiro. As oficinas são destinadas aos músicos da orquestra e maestros da região.

Ministradas pelo maestro Marcelo Jardim, elas serão realizadas no Teatro Municipal e abertas ao público. No primeiro dia, sexta-feira, começa às 19h prosseguindo até às 21h30. No sábado, os acordes começam a se formar logo cedo, das 9h às 12h, retornando às 14h, com término previsto para as 19h. A jornada musical encerra-se no domingo com um ensaio agendado para 9h e a partir das 11h30, concerto com a orquestra de Fernandópolis.

De acordo com os idealizadores do evento, o maestro da orquestra de Fernandópolis, Luís Fernando Paina e o diretor municipal de cultura, André Pessuto Cândido, esse é o primeiro passo para colocar Fernandópolis na lista das cidades que incentivam e disseminam a cultura através da música. O objetivo é tornar tradição esse tipo de evento na cidade, assim como normalmente acontece nos grandes centros.

Será um excelente começo devido à experiência do maestro convidado. Marcelo Jardim é mestre em música pela UFRJ e estudou em algumas universidades americanas, já foi premiado como melhor regente em 1998 e 1999, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, atua ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Ivan Lins, Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Toquinho, Altamiro Carrilho e Beth Carvalho.

“Estou muito feliz com a possibilidade de trazer um músico desse nível. O trabalho que desenvolvemos é único em toda região, temos o apoio da Prefeitura e do diretor de cultura, que não medem esforços para apoiar o nosso trabalho. Será uma ótima oportunidade para a troca de experiência entre o nosso convidado, os membros da orquestra e músicos participantes”, enfatiza Paina.