Saúde

Osteoporose



Osteoporose
Apesar da doença atingir homens e mulheres, o sexo feminino tem mais chances de desenvolvê-la devido à menopausa

O avanço da idade acarreta uma infinidade de problemas para o organismo humano. A osteoporose é uma doença que preocupa homens e mulheres que chegam aos 45 anos. Porém, o sexo frágil está mais propenso a desenvolver a fadiga dos ossos devido à queda da produção do hormônio estrógeno, ocorrida na menopausa.

Ossos e juntas ficam frágeis devido à baixa taxa de cálcio no corpo. A perda gradual da massa óssea ocasiona a diminuição na estatura e deixa o esqueleto mais frágil. A baixa ingestão de cálcio provoca reação no organismo. Para suprir a necessidade do nível exato do mineral no sangue, o tecido ósseo serve como fonte. “O osso se renova, e esse ato consiste na reabsorção e na reposição; enquanto o nível está equilibrado o corpo trabalha normalmente”, explicou a reumatologista Silvia Sandin.

Nem sempre a osteoporose significa dores ou limitações nos movimentos. Essas sensações se devem às fraturas mais constantes e iminentes devido à sensibilidade. “Uma simples tosse pode ocasionar lesões nas vértebras. Já vi casos de abraços fortes causarem danos”, disse Sandin. Os lugares mais comuns são o punho, vértebras, costelas e, principalmente, o fêmur.

A osteoporose não tem sintomas. Os pacientes descobrem que possuem a doença após fraturas ou na menopausa. “Uma das soluções para as mulheres é a reposição hormonal, sempre pedimos, para começar o tratamento, a densitometria óssea, que mede o nível de perda da massa óssea”, disse a ginecologista e obstetra Morisa Leão Carvalho.

Para prevenir a doença é preciso ter uma alimentação rica em cálcio e fósforo desde a infância, quando os ossos estão se formando. Atividades físicas e banhos de sol são indicados para que a massa óssea fique rígida. “Os raios solares fazem com que a pele libere vitamina D, que é absorvida pelos ossos e reagem com os minerais”, relatou a reumatologista. Aos trinta anos ocorre o auge da formação óssea; após essa idade é preciso manter o que foi formado.




Dicas

Exercícios Físicos
A atividade física regular mostra efeitos benéficos na massa óssea. Portanto exercite-se, mas não se esqueça de consultar previamente seu médico, que orientará a melhor opção e freqüência de atividades para você.

Dieta
O cálcio é um mineral fundamental para formação e manutenção óssea e um dos aliados na prevenção e tratamento da osteoporose.

Sol
Para estimular e aumentar a absorção do cálcio pelo organismo, inclua 15 minutos de banho de sol (até às 10:00 da manhã e depois das 15:00) em sua rotina diária, pois o sol promove a formação da vitamina D presente na pele, e é a vitamina D que estimula a absorção intestinal do cálcio.

Fonte: osteo.com.Br