Saúde

Outubro é o quarto mês da pandemia com menor registro de casos e mortes



Outubro é o quarto mês da pandemia com menor registro de casos e mortes

O primeiro caso positivo de Covid-19 em Fernandópolis foi registrado em 25 de março de 2020. Desde então, a cidade registrou quase 13,8 mil casos positivos da doença e 374 mortes. Como mostra o gráfico, a pandemia revelou-se uma verdadeira montanha russa, agora em queda livre no número de contaminados. 
Em 20 meses da pandemia, o mês de outubro de 2021 com 51 casos positivos e dois óbitos até quinta-feira, 27, entra na estatística como o quarto mês com menor número de casos positivos e de mortes. Fica atrás apenas dos meses de março, abril e maio, os três primeiros meses da pandemia. 
No último boletim, repercutiu nas redes sociais o aumento do número de casos de suspeitos que pela primeira vez em outubro ultrapassou a marca de 100, o que fez acender a luz de alerta de que a pandemia ainda não acabou. 
Em recente entrevista ao CIDADÃO o médico infectologista Márcio Gaggini alertou que estamos diante de um inimigo perigoso. “Já tomamos vários sustos, era só baixar um pouco a guarda e ela voltava com força total. Isso aconteceu umas quatro a cinco vezes durante toda essa pandemia. O que traz um pouco mais de alívio é a quantidade de pessoas já vacinadas, o que mostra um quadro diferente. Mas, falar que já ganhamos a guerra é um pouco cedo. Mas, que estamos em momento muito melhor, isso é fato, e se deve a adesão da população na vacinação que foi excelente”, explanou o médico. 
De acordo com dados do vacinômetro do Governo do Estado, Fernandópolis tem 76,3% da população com a imunização completa, índice que coloca o município à frente de países desenvolvidos, como Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido. 
Mas ainda tem muita gente que precisa completar a vacinação. São 6.704 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina, mesmo com a redução de intervalo na vacina da Pfizer, o que fez a Secretaria da Saúde emitir alerta esta semana (leia nesta página).
De acordo com os dados, nesta semana, de segunda a quinta-feira, foram aplicadas 1.572 doses de vacina em Fernandópolis, sendo 798 de segunda dose, 649  como terceira dose (dose de reforço) e 125 pessoas que tomaram a primeira dose. A vacina segue disponível nas Unidades de Saúde das 8 às 13 horas a partir de quarta-feira, 3.
O período entre março e agosto deste ano foi o mais crítico da pandemia também no registro de óbitos. Foram 249 mortes nestes seis meses, média de 41 mortes/mês. Esse número representa 66% do total de mortes em toda a pandemia. Desde setembro, esse número também despencou. Foram 8 óbitos em setembro e dois neste mês de outubro, conforme registro até quinta-feira, 27. 
Na Santa Casa, o número de pessoas internadas caiu na mesma proporção. Nesta sexta-feira, 29, eram 3 pessoas internadas, em leitos de UTI. Todos os três pacientes de Fernandópolis.