Saúde

Outubro letal: 15 óbitos registrados nos primeiros 21 dias



Outubro letal: 15 óbitos registrados nos primeiros 21 dias

Outubro nem terminou e já é o que mais registou óbitos causados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram 15 até esta quarta-feira, 21 de outubro.Apesar da alta na taxa de letalidade, o número de diagnósticos e de internações caiu em relação ao mês anterior. 
Enquanto no decorrer de setembro a UTI – Unidade de Terapia Intensiva – da ala de síndromes gripais da Santa Casa passou a maior parte do período com lotação máxima, em outubro, a média baixou e fecha essa sexta-feira, 23, com apenas 10 pacientes internados, seis deles na UTI. 
O administrador judicial da Santa Casa, Marcus Chaer, destaca que para entender melhor o panorama atual dos números relacionados a internações e óbitos por Covid-19 é importante levar em consideração o tempo de internação dos pacientes que desenvolveram um quadro mais crítico da infecção. Ele cita, por exemplo, que o tempo de internação desses casos pode ser de até 40 dias. 
“A gente mesmo tem questionado os dados. Mas os próprios infectologistas explicaram uma coisa interessante. Você tem um paciente idoso que passa uma média de 20 a 40 dias de internação na UTI, quando você pega a taxa alta de internações no mês de setembro, vai evoluir ao óbito em outubro. Então, você cria uma fila de espera ‘ruim’”, explicou Marcus Chaer. 
Em setembro, foram registrados 611 casos positivos de Covid-19 no município, contra 370  até esta sexta-feira, 23, o que representa uma queda de 39,4% em relação ao mês anterior. Já com relação ao número de óbito, outubro já contabiliza 15 mortes em decorrência da doença enquanto que setembro inteiro fechou com oito. Aumento de 87,5%.
Desde o início da pandemia, já foram realizados 10.725 testes molecular, o RT-PCR, e testes sorológicos usados para diagnóstico do vírus em casos suspeitos atendidos nas unidades hospitalares e ambulatoriais de Fernandópolis. Destes, 3.021 testaram positivo para a doença e 7.762 negativo. A taxa de letalidade é de 1,759% com 53 óbitos registrados até esta sexta-feira.
A média de diagnósticos em outubro é de 16,81 casos/dia, ainda bem abaixo dos meses setembro com 20,3 e agosto com 25,9, no período mensal correspondente. Embora seja observada uma queda nos diagnósticos positivos para Covid-19, o médico infectologista Marcio Gaggini, alerta que as medidas preventivas devem ser mantidas enquanto a pandemia persistir.
“Não é porque a gente mudou de fase que não precisa mais manter o distanciamento, usar máscara e álcool gel”, ressalta Márcio Gaggini.