Saúde

Outubro Rosa começa com ação do Instituto de Prevenção de Fernandópolis na Alcoeste



Outubro Rosa começa com ação do Instituto de Prevenção de Fernandópolis na Alcoeste

No primeiro dia do mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, o Instituto de Prevenção de Fernandópolis realizou uma ação em comemoração e abertura da campanha, que tem como tema “A Prevenção é o Ano Todo”, na Alcoeste. 
A ação aconteceu com a realização de cerca de 40 exames de mamografia na Unidade Móvel de Prevenção do Hospital de Amor. As colaboradoras, assim como esposas e mães de colaboradores puderam agendar e fazer seu exame gratuitamente. As mulheres foram recepcionadas com um café da manhã, sorteio de muitos brindes e música ao vivo. 

Na abertura do evento estiveram presentes os membros da diretoria da Alcoeste, inclusive o senhor Luiz Arakaki e sua esposa Angelina, que fizeram questão de apoiar a campanha e incentivar suas colaboradoras a realizarem a prevenção. Para marcar o início da campanha os colaboradores soltaram balões cor de cosa com sementes de ipê dentro. 

A campanha continua na próxima segunda-feira, 4, no Paço Municipal, onde a carreta irá realizar exames de mamografia em todas as servidoras públicas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. 
O atendimento na unidade móvel para a população será realizado na terça-feira, 05, das 11h às 18h, no Supermercado Pessoto, da Cohab Antônio Brandini, e na quarta-feira, 06, na Santa Casa de Fernandópolis. Lembrando que, a mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. A realização dos exames será por ondem de chegada, não sendo necessário agendamento prévio. Será necessário levar documento original e xerox do RG, CPF e cartão SUS.
Nas demais datas, a unidade móvel seguirá a realização dos exames nas cidades pertencentes ao cronograma organizado de rastreamento, cujo objetivo é realizar o atendimento a toda população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos dos municípios das quatro microrregiões (Jales, Fernandópolis, Votuporanga e Santa Fé do Sul) a cada dois anos.
O objetivo da campanha é alertar as mulheres na faixa etária indicada a agendarem seus exames preventivos, que são 100% gratuitos e estão sendo realizadas seguindo todos os critérios de segurança em razão da pandemia.

INSTITUTO DE PREVENÇÃO 
Em operação desde 2012 pelo Hospital de Amor em Fernandópolis, o Instituto de Prevenção “Julia Marzola Faria” contribui para disseminar a cultura da prevenção.  A unidade atende, atualmente, 90 municípios das regiões de Fernandópolis e Araçatuuba e realiza exames preventivos de câncer de mama e câncer de pele.
O prédio tem 3.012 m2 de área construída e conta com salas para exames, consultórios, centro cirúrgico para pequenas cirurgias e biópsias, além de equipamentos como mamógrafo digital e ultrassom. A capacidade de atendimento da unidade é de 50 mamografias e 30 ultrassonografias diariamente, mais 20 biópsias, 20 pequenas cirurgias e 150 consultas ambulatoriais semanalmente.

SERVIÇO
Instituto de Prevenção de Fernandópolis Júlia Marzola Faria
Rua Dr. Antonio Milton Zambon, 1510 –  Bairro Terra Verde 
Tel: (17) 3465 -5560