Saúde

Pacientes com sequelas pós-covid vão ter assistência para reabilitação



Pacientes com sequelas pós-covid vão ter assistência para reabilitação

Pacientes que passaram pela covid e apresentam sequelas vão ter assistência da Prefeitura de Fernandópolis para reabilitação respiratória e motora, trabalho que envolverá duas secretarias: Saúde e Esportes. A triagem será realizada na segunda-feira, das 9 às 14 horas na Secretaria de Esportes (antigo Clube da Cesp).
Entre os sintomas da ‘pós-covid’ estão à falta de ar constante que acaba persistindo, o cansaço em excesso, dificuldade na execução de alguns movimentos do corpo, entre outros. Em muitos casos é necessário que a pessoa inicie o mais rápido possível um tratamento de recuperação das sequelas, visando restabelecer e fortalecer alguns órgãos do corpo, como por exemplo, o pulmão, e globalmente os músculos.
O acompanhamento para os pacientes que já se recuperaram da doença, mas que sofrem com esses sintomas, será feito em Fernandópolis pela fisioterapeuta Érica Tazinaffo e o profissional de educação física Jeferson Falchi. Em conjunto com a Prefeitura de Fernandópolis, através das secretarias municipais de Esporte e da Saúde, disponibilizarão um acompanhamento com exercícios às pessoas para uma recuperação mais rápida.
“Percebemos que muitas pessoas não identificam os sintomas e acabam sofrendo de forma desnecessária. Outras identificam, porém, não possuem condições financeiras para buscar esse tratamento pós-Covid. Pensando nisso, procuramos o município para fazer essa triagem e oferecer esse acompanhamento. Inclusive nos casos que identificarmos uma maior gravidade, vamos fazer o encaminhamento ao Cadip”, comentou a fisioterapeuta Érica Tazinaffo.