Saúde

Pacientes que fazem acompanhamento pós-covid relatam melhoras significativas



Pacientes que fazem acompanhamento pós-covid relatam melhoras significativas

Cerca de 50 pessoas já passaram pelo trabalho de reabilitação devido a algum tipo de sequela pós-covid em Fernandópolis. De acordo com a fisioterapeuta que coordena a ação, Érica Tazinaffo, os pacientes relatam que estão conseguindo recuperar as condições respiratórias, a mobilidade, entre outros benefícios.

Entre as principais sequelas relatadas pelos pacientes que passam pelo acompanhamento estão: a constante falta de ar e dificuldades de mobilidade motora. “O trabalho que vem sendo feito está trazendo melhoras significativas aos pacientes. Eles nos relatam que estão conseguindo recuperar as condições respiratórias, a mobilidade, entre outros benefícios. Estamos muito satisfeitos com esse trabalho”, destacou a fisioterapeuta Érica.

Os encaminhamentos para esse trabalho, que é realizado semanalmente na sede da secretaria Municipal de Esportes e Lazer, é feito pelas Unidades Básicas de Saúde. Os casos mais graves são monitorados e encaminhados para o CADIP. “É de extrema importância esse trabalho. Muitas pessoas sofrem com o pós-Covid, quando poderiam ter uma recuperação mais rápida se fossem acompanhados por profissionais. Porém, esse acompanhamento não é barato em muitos casos, por isso, esse trabalho vem sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura”, destacou Ivan Veronessi, secretário municipal de Saúde.