Artigos

PALPITAÇÕES NO CORAÇÃO



PALPITAÇÕES NO CORAÇÃO

Muito frequentemente as pessoas queixam de palpitações, sensação de falhas ou “arrancos” no coração. Este tipo de sintoma pode sinalizar o aparecimento de arritmias cardíacas ou ser simplesmente causados por uma aceleração normal dos batimentos cardíacos, associados ou não a situações de estresse, exercícios físicos, uso de café, cigarro, drogas ilícitas ou febre. 
As palpitações podem ter início súbito ou iniciarem insidiosamente. Às vezes são únicas, como uma sensação de uma batida ou falha no coração, podendo também durar mais tempo ou serem até persistentes, características que ajudam na definição da causa. Quando não são consequentes a arritmias cardíacas e são associadas as atividades físicas ou momentos de ansiedade, usualmente são benignas e não necessitam de tratamento.
Algumas vezes, e daí a necessidade de serem avaliadas por um médico, de preferência um cardiologista, elas são consequentes a distúrbios do ritmo do coração. São várias as arritmias cardíacas, algumas benignas e outras malignas, que podem inclusive levar à morte súbita.
Frequentemente as arritmias aparecem em corações normais, sem alterações estruturais. Nesse caso, na maioria das vezes, também não é necessário instituir algum tratamento específico para o distúrbio do ritmo. Sabemos que até 70% das pessoas com corações normais apresentam arritmias simples como as extra-sístoles, que são de um modo geral benignas.
Contudo, uma avaliação criteriosa, feita por um médico com experiência no manuseio desta condição, se faz necessária, frequentemente lançando mão de exames complementares mais elaborados e específicos para o diagnóstico e a estratificação do risco do paciente. O uso de medicamentos prescritos aleatoriamente, ás vezes por profissionais não médicos, deve ser desencorajado, pois podem trazer malefícios irreparáveis.
Desejo a todos um feliz natal e um próspero ano novo.