Religião

Papa aceita renúncia de Bispo de Rio Preto após vídeo íntimo



Papa aceita renúncia de Bispo de Rio Preto após vídeo íntimo

O papa Francisco aceitou pedido de renúncia do bispo Tomé Ferreira da Silva, da Diocese de Rio Preto. A informação foi publicada no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após confirmação da Nunciatura Apostólica em Brasília. Tomé renunciou após vazamento de vídeo íntimo. 

No seu lugar, Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, foi nomeado como administrador da diocese de Rio Preto. O pedido de renúncia teria sido apresentado já no sábado, mas só se tornou público no início da madrugada desta quarta-feira, 18.

A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia D. Tomé Ferreira da Silva, nomeando, ao mesmo tempo, como Administrador Apostólico, o Exmo. Sr. D. Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto", diz a publicação, apagada momentos depois, já que o anúncio deve ser publicado, primeiro, pelo Vaticano.

O vídeo íntimo do bispo vazou e foi compartilhado em redes sociais na última sexta-feira, 13. O Diário da Região teve acesso às imagens que mostram o religioso seminu, em uma videochamada com outro homem. Procurado pela reportagem, o bispo admitiu que as imagens são dele, mas não quis comentar o conteúdo da gravação.

Tomé se negou a comentar o conteúdo do vídeo com a justificativa de que precisa consultar sua assessoria jurídica antes de se pronunciar. Por fim, ele fez menção de procurar a Polícia Civil para investigar o caso. (Com informações do Diário da Região)