Com 34 anos o Papai Noel dos Correios é um projeto que acontece em todo o país e tem como objetivo incentivar a escrita por meio das cartinhas, propagando, entre as crianças, valores como solidariedade e esperança-, e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o coordenador de atividades externas do Correios de Fernandópolis, Ricardo Ferreira dos Santos, a entrega das cartinhas deve ser realizada até segunda-feira, 04, pelo site blognoel.correios.com.br, na agência ou para os carteiros. A adoção pelos padrinhos deve acontecer até o dia 11 de dezembro de forma presencial ou pelo mesmo site. As entregas dos presentes irão acontecer até o dia 25 de dezembro.
A campanha contempla cartas enviadas por crianças de até 10 anos e por pessoas com deficiência, nesse caso sem limite de idade. Os Correios também fazem parceria com escolas públicas, por intermédio das secretarias estaduais ou municipais de educação.
“Diariamente temos recebido muitas cartinhas de Fernandópolis e região. Temos uma demanda muito grande e nosso desejo é atender 100% dos pedidos. Com a ajuda da população tenho certeza que vamos conseguir”, destacou Ricardo. De acordo com o coordenador, a expectativa é atender mais de 500 crianças só em Fernandópolis.
Como forma de proteger a criança e sua privacidade, os Correios não divulgam os dados de localização da criança. Então, não é possível o contato pessoal com o padrinho. Para identificação do presente, é preciso afixar o cabeçalho da carta no presente, com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. O número na embalagem dos presentes identificará a carta adotada. A entrega dos presentes deve ser realizada na agência.