Cultura

Parceria garante reforma da maternidade e unidade de pediatria da Santa Casa



Parceria garante reforma da maternidade e unidade de pediatria da Santa Casa

Segunda-feira, 27, Dia do Pediatra, a Santa Casa de Fernandópolis realizou uma solenidade virtual para inaugurar a nova Unidade de Pediatria do hospital, totalmente reformada a partir de ações de comunidade. A unidade que leva o nome do médico pediatra Dr. José Milton Martins, falecido em 2008, está novinha e mais aconchegante. O espaço, que passou a abrigar os leitos de internação e a maternidade, recebeu intervenções que priorizaram o aumento do conforto de pacientes e profissionais.
A unidade reinaugurada possui um total de 18 leitos que atendem pacientes SUS e usuários de planos de saúde e, além dos leitos pediátricos, passou a abrigar também a área de maternidade, com espaço de atenção ao recém-nascido e leitos para as mães. 
Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a cerimônia de inauguração foi transmitida pela página da Santa Casa no Facebook, contando com a participação do presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Fernandópolis - Renato Márcio, da Secretária Municipal de Assistência Social de Fernandópolis Silmara Adriana Teixeira e do provedor Marcus Chaer.
As obras foram financiadas, em sua maior parte, pelo CMDCA, por meio da celebração de um termo de fomento no valor total de R$ 50 mil. O custo restante foi coberto por doações da Associação dos Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis (Volfer) e de outros doadores.
Além da adequação da ambiência, a parceria possibilitou a realização de oficinas de acesso à cultura, arte, educação em saúde, lazer e ao brincar, com foco em minimizar os aspectos emocionais causados pela própria condição de hospitalização, tais como a ansiedade, isolamento e retraimento emocional das crianças.

HOMENAGEM

HOMENAGEM

A cerimônia também prestou homenagens à ex-presidente da Volfer, Sueno Babá Sato, já que o projeto foi o último a contar com sua participação ativa na angariação de doações, antes de seu falecimento, no dia 07 de junho, por complicações em decorrência da Covid-19.
A atual presidente da associação, Vanderlice Moreira, lembrou sobre os esforços de Sueno. “Emoção por participar deste momento, falando em seu lugar. Quanto ela sonhou. Quanto ela quis ver este espaço pronto. Quantos planos para este evento inaugural. Que angústia sentiu ao saber que tudo estava concluído, mas não poderia chegar até lá e verificar tudo atentamente, dar seu toque final. Selar o trabalho com seu olhar sincero e criterioso”.