Um projeto da presidente do Conselho Tutelar, Célia Mafra, que contou com o apoio imediato da Unimed de Fernandópolis - tanto do presidente Jarbas Alves Teixeira quanto dos funcionários criou o Criança é Saúde.
O projeto ganhou ainda a adesão dos laboratórios particulares da cidade, do juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude, e do promotor Denis Henrique Silva.
Através de mutirões, o Criança é Saúde realiza exames de sangue, urina e fezes gratuitamente nas entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes. Até o momento, cinco entidades receberam a equipe parceira e solidária: Henri Pestalozzi, no Parque das Nações, Associação Beneficente Renascer, no bairro Santo Antônio, a Casa Maria João de Deus, no Ipanema, Associação Beneficente Auta de Souza do bairro Araguaia e o Núcleo Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, localizado no Paulistano. Já estão definidas as duas próximas visitas: Unidade de Semi-Liberdade e Centro Social de Menores.
O médico José Milton Martins, também parceiro do projeto, recolhe todos os resultados dos exames e efetua uma triagem, indicando o procedimento adequado sempre que é detectado algum problema. Os mais comuns são casos de anemia, desidratação e verminoses.
Todas as crianças que necessitaram de acompanhamento médico já foram encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Os casos estão sendo tratados com medicamentos do SUS, e a Unimed se propõe a colaborar com medicamentos diferenciados em caso de necessidade.
As visitas às entidades para realização dos exames sempre acontecem no período da manhã, com início às 7 horas, quando as crianças estão em jejum e os laboratórios parceiros realizam a coleta de sangue. Logo após todas as crianças terem realizado o exame de sangue, um completo café da manhã é servido, também gratuitamente. É então que entra em ação mais um parceiro do Criança é Saúde, o Supermercado Pessoto da Cohab Antonio Brandini, que doa toda a alimentação do café que é servido nas entidades, fornecendo também funcionários para o transporte dos alimentos.
Já foram realizados 915 exames em 305 crianças: 80 crianças atendidas pelo Laboratório Paulista, de Denise e Carlos Lima na Henri Pestalozzi; 50 atendimentos realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas Fernandópolis na Renascer; 60 exames realizados pelo LabClínicas, do Dr. Mauro Mitsuo Kague na Maria João de Deus; 25 crianças atendidas pelo Laboratório Santa Maria, de Edson Antônio e Patrícia Helena no Auta de Souza; e 90 exames foram realizados novamente pelo Laboratório Paulista no Bezerra de Menezes.
O primeiro dia de atividades do projeto foi em 31 de agosto, marco desta parceria solidária, que está sendo registrada com exclusividade pelo CIDADÃO. O Criança é Saúde pretende realizar exames em todas as entidades que assistem crianças e adolescentes de Fernandópolis, está aberto a novas parcerias e é mais uma prova viva da solidariedade do povo fernandopolense.