Religião

Paróquia São Pedro e Comunidade São João Batista preparam missas especiais para os dias dos santos



Paróquia São Pedro e Comunidade São João Batista preparam missas especiais para os dias dos santos


Devido a pandemia de Covid-19, as tradicionais quermesses juninas em comemoração ao dia de São João, 24, e São Pedro, 29, não irão acontecer pelo segundo ano consecutivo. Para celebrar as datas haverá as tradicionais missas e a novena de São Pedro. Junto com Santo Antonio (comemorado no dia 13), são os santos da trilogia junina.
O pároco responsável pela Paróquia São Pedro e a Comunidade São João Batista de Fernandópolis, Uilian Aparecido Oliveira, conta que as igrejas estarão abertas para oração individual no dia de cada santo.
No dia 24 de junho é celebrado o dia de São João, conhecido como ‘santo festeiro’. O dia de São João é uma das festas mais antigas do Cristianismo (há registros de 506 d.C.) e a data acontece três meses depois da celebração da Anunciação, sempre dia 25 de março, e seis meses antes do Natal. Nas crenças populares, se eternizou o mito de que o santo gosta de dormir o dia inteiro para ter energia e participar da noitada. Por isso, segundo a tradição, os fogos de artifício são usados para acordá-lo.
Para celebrar São João a comunidade irá realizar uma missa no dia 24 às 20 no salão de festas da igreja.
Em 29 de junho, é dia de São Pedro, cujo nome teve origem quando declarou "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo", e Jesus respondeu "Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei minha Igreja", entregando-lhe as "chaves do reino do Céu" e o poder de "ligar e desligar". A tradição, que não está relatada explicitamente no Novo Testamento, conta que Pedro teria sido crucificado em Roma. Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus. No local onde foi sepultado, segundo a tradição, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas as escavações feitas no local não são conclusivas quanto ao fato de ali ser ou não o túmulo do santo.
Em comemoração ao dia de São Pedro, no próximo domingo, 20, começa a novena, que acontece todos os dias às 20h. No dia do santo, 29, haverá missa às 6h, 15h e às 20h, na Comunidade São Pedro. Para participar presencialmente das missas e novenas é necessário agendamento na secretaria paroquial pelo telefone 17-3442-2988.