Geral

Parques temáticos poderão reabrir ao público a partir de 23 de setembro



Parques temáticos poderão reabrir ao público a partir de 23 de setembro

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 16, a autorização para reabertura dos parques temáticos ao público a partir de 23 de setembro. O aval vale para parques instalados em municípios que estão na fase amarela do Plano São Paulo por 28 dias consecutivos.

“São Paulo concentra, de longe, a maior quantidade de parques e atrações temáticas do país. Também é a maior concentração da América Latina”, afirmou o Governador João Doria, em referência ao segmento dos parques temáticos.

Com a autorização, fica liberado a retomada de mais de cem operações, que geram 26 mil empregos diretos e indiretos. Os parques são âncoras do turismo de lazer familiar no interior, como nas cidades de Vinhedo e Itupeva, onde ficam o Hopi Hari e o Wet´n Wild, e Olímpia, que se destaca pelas atrações aquáticas, além de uma concentração natural de atividades na Grande São Paulo.

Os parques poderão operar ao longo de oito horas diárias com 40% da capacidade de público. Os protocolos gerais e específicos como o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, ingressos vendidos antecipadamente e controle de acesso continuam valendo. A fiscalização fica a cargo das prefeituras.

“Os protocolos foram acordados com o próprio setor e seguem os mesmos adotados internacionalmente. A retomada segura substitui viagens ao exterior e internas até que as coisas se normalizam no mundo”, afirmou o Secretário do Turismo, Vinicius Lummertz.

O secretário ressaltou ainda, a importância do setor como propulsor do turismo, que havia, em 2019, sido o maior gerador de empregos em São Paulo.

“Foram mais de 50 mil empregos, segundo o Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados”, completou.