Geral

Pavilhão da agricultura bate recorde de expositores na Expô 2007



O pavilhão da agricultura da Expô 2007 bateu recorde de expositores. Este ano foi registrado a participação de 360 produtores de 12 cidades mais o distrito de Brasitânia, o que representa aproximadamente 10% do total de produtores da região de Fernandópolis.
De acordo com Djalma Donizete Dela Rovere, coordenador do pavilhão agrícola, de 2006 para 2007 dobrou a quantidade de produtores participantes, aumentando assim, a quantidade de produtos expostos.
Fernandópolis, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Populina, Pedranóplis, Indiaporã, Turmalina, Macedônia, Guarani d’Oeste, São João das Duas Pontes, Estrela d’Oeste, além do distrito de Brasitânia, apresentaram os principais produtos cultivados em suas terras.
Os produtos foram avaliados por uma comissão formada por seis integrantes; sendo quatro membros da CATI Fernandópolis e dois da comissão organizadora da Expo 2007. Eles analisaram amostras dos 1149 produtos das cidades expositoras, dos quais, 150 foram premiados, além de 260 prêmios de participação. Foram avaliados os seguintes quesitos: aparência, aspecto comercial, sabor, importância econômica regional, produtos diferentes e curiosidades.
O stand de Ouroeste foi o destaque do pavilhão, com uma mesa feita das raízes de uma árvore. O município que trouxe mais produtores foi Indiaporã e Meridiano se destacou, com o maior número de produtos expostos.
A cidade anfitriã foi a mais premiada. Fernandópolis obteve destaque na produção de citrus, mudas, curiosidades (mamey – fruta japonesa), banana-maçã, cana-de-açúcar e abacaxi.
O livro de presença recebeu 3256 assinaturas de visitantes. A organização do pavilhão é feita pela comissão organizadora da festa, com a colaboração da CATI e Prefeitura de todas as cidades participantes.
“Este ano, todos os stands foram enfeitados, o que rendeu muitos elogios com relação à aparência do pavilhão como um todo. Essa foi uma inovação que será seguida daqui pra frente”, diz Djalma Dela Rovere, que completa, “ao todo foram 410 premiados, divididos entre produtores e colaboradores”. Além disso, de acordo com ele, já faz algum tempo que o pavilhão é informatizado, possuindo uma relação de todos os produtos em exposição e seus produtores, o que torna mais fácil à consulta sobre informações após a exposição. Ficando todo o conteúdo a disposição no CATI de Fernandópolis.