Educação

Pedido da taxa de isenção para inscrição do Enem termina hoje



Pedido da taxa de isenção para inscrição do Enem termina hoje

Os pedidos para a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 termina às 23h49 de hoje, 28. O pedido deve ser feito na Página do Participante. Quem obteve a isenção no Enem 2020 e não compareceu à prova deve justificar a ausência também pela internet.

A isenção é destinada aqueles que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Também podem solicitar a isenção aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. Para isso, devem informar Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Para efetuar o pedido os participantes devem informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Além disso, será preciso ainda enviar documentos que comprovem que se enquadram nos critérios de isenção da taxa de inscrição do exame, tais como: Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, deve acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Os períodos de inscrição e a data da realização do Enem 2021 ainda serão divulgadas pelo Inep.