Economia

Pedidos de seguro-desemprego caem em Fernandópolis



Pedidos de seguro-desemprego caem em Fernandópolis

A pandemia do novo coronavírus afetou profundamente a economia do país, o que inclui os municípios, independentemente do porte econômico e setor de atuação com maior abrangência. Em Fernandópolis, por exemplo, tomando a segunda quinzena de março como referência, é notada uma alta acentuada e constante no número de pedidos de seguro-desemprego em comparação com os meses seguintes. O pior momento registrado até 15 de julho ocorreu durante a segunda quinzena de abril que saltou de 83 pedidos registrados em março para 234 durante o período que compreende do dia 16 ao 30 de abril. 
Apesar de se manter quase o dobro do registrado no período antes da pandemia, o número de pedidos caiu de 163 referentes a segunda metade de abril para 141 para a primeira quinzena de julho. No acumulado do ano, já são 1.902 pedidos, sendo que destes, 777 foram requeridos pela Web, uma média de 41,6% desse total.
Quando somados o período mensal, foram 344 pedidos em abril, 348 em maio e 306 em junho. Mesmo com a queda registrada na última quinzena, a diferença para os meses anteriores à pandemia é muito grande ainda. Para os comerciantes locais, ainda levará um tempo para que o cenário econômico volte ao “velho normal”. Já sobre a perspectiva de crescimento, mesmo com pessimismo à parte, a maioria deles acredita que talvez só depois do segundo semestre de 2021.